Dia D: Amazonas faz mutirão para atualizar vacinas de crianças e adolescentes
Última atualização: 20 de Agosto de 2022 - 18:18

Ação faz parte da Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

A capital e os 61 municípios do Amazonas promovem, neste sábado (20/08), o Dia D contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação integra o calendário da Campanha Nacional do Ministério da Saúde (MS), que ocorre durante todo o mês, com foco na atualização das vacinas em crianças e adolescentes.

Nos postos de vacinação estão sendo disponibilizadas 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina de poliomielite e reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos nas demais vacinas da faixa etária.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), está atuando em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus), e com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazona (Cosems/AM) para a operacionalização do Dia D.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS), Izabel Nascimento, chamou a atenção para a manutenção dos calendários de vacina infantis para evitar o ressurgimento de doenças outrora extintas.

“A medida é de suma importância não só hoje, mas todos os meses, porque a criança tem um calendário básico de vacinação e essa criança precisa, sim, tomar todas as suas doses de vacinas no calendário e com isso evitamos a reintrodução de doenças imunopreveníveis",  afirmou a coordenadora.

A mobilização inclui ainda parcerias com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Mãe da Ana Clara, de 7 anos, a empregada doméstica, Irinilda Lopes, 41 anos, levou a filha para se prevenir e proteger das doenças, e ainda aproveitou a ocasião para realizar exames que as unidades de saúde também estão oferecendo como a pré-natal, preventivo do câncer de colo de útero e exames para prevenção de diabetes e hipertensão.

“Olha, tem uma importância muito grande porque é o cuidado das nossas crianças. Na semana, eu não tenho tempo e hoje eu pude vir aqui fazer meu preventivo, estou só esperando agora ela ser vacinada”, elogiou Irinlda.

Em Manaus, 106 postos de vacinação estão abertos, com atendimento das 8h às 16h, da Semsa Manaus, confira o posto mais próximo de você em bit.ly/UnidadesSabadao.

Interior

Os 61 municípios do interior do estado também participam da mobilização.  Cada cidade é responsável pela operacionalização da campanha, com os imunizantes já disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI/FVS-RCP).

Poliomielite

De acordo com dados da FVS-RCP, o Amazonas apresenta cobertura vacinal contra a paralisia infantil (poliomielite) de 68,37%. O número está muito abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Em 2022, o estado tem 393.633 crianças aptas a tomarem uma das doses da vacina contra a paralisia infantil. Os pais e responsáveis podem levá-las até o dia 9 de setembro.

Vacinas disponíveis

Além da poliomielite, o Dia D busca a atualização dos cartões de vacina de crianças e adolescentes até os 15 anos. Para isso, estão sendo disponibilizadas as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para os adolescentes, estão sendo disponibilizadas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o PNI são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Abrahão Graham/FVS-RCP