NOTÍCIAS

Saúde leva qualificação de vigilância em saúde para profissionais do municípios da calha do Juruá
Última atualização: 25 de Agosto de 2022 - 12:47

Vigilância está em pauta desde o início da semana em Guajará

A Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está levando capacitação nas ações de vigilância para os profissionais de saúde da calha do Juruá. Por meio do programa Capacita APS do Amazonas, a fundação integra a comitiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) que iniciou as atividades pelo município de Guajará (distante 261 quilômetros de Manaus). 

As atividades estão sendo desenvolvidas pelo Núcleo de Educação em Saúde (NES) com foco no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) nos municípios do interior do Amazonas. Estão sendo ministradas oficinas regionais e repassadas orientações sobre a vigilância. 

Com início na última segunda-feira (22/08), as capacitações seguem até esta sexta-feira (26/08). Para a FVS-RCP o encontro com agentes de saúde municipal fortalece a atuação para a melhoria dos indicadores do  Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS, do Ministério da Saúde (MS). 

Para a capacitação, também foram feitas consultas aos profissionais sobre os temas com maior necessidade de aprimoramento. “A atenção primária é fundamental para a vigilância em saúde. Todo o trabalho desenvolvido pelas nossas equipes começa na esfera municipal,  por isso a cada oportunidade de capacitação nós buscamos envolver nossas equipes, com foco em ofertar um serviço de qualidade para a população amazonense”, disse Tatyana Amorim, diretora da FVS-RCP.

De acordo com a SES-AM, o programa também irá percorrer outros municípios da região da calha do Juruá, como Envira, Eirunepé, Carauari, Itamarati e Ipixuna. A FVS-RCP irá compor as equipes que se deslocarão a esses municípios.