NOTÍCIAS

Doença de Haff: Saúde atualiza cenário de rabdomiólise no Amazonas
Última atualização: 26 de Agosto de 2022 - 16:52

Novo informe epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP

 

Um novo informe epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (26/08), atualiza o cenário de rabdomiólise para doença de Haff no Amazonas, no período de janeiro a agosto deste ano. O documento está disponível em: https://bit.ly/3KmGEAW.

No Amazonas, dos 45 casos notificados, 42 são casos compatíveis com doença de Haff, de pessoas residentes em Itacoatiara (33), Manaus (2), Manacapuru (2), Itapiranga (2), Parintins (1), São Sebastião do Uatumã (1) e Tabatinga (1).

A investigação acerca dos casos é criteriosa, já que a síndrome tem diversas causas além da ingestão de peixes. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Dos casos compatíveis com a doença de Haff, somente dois de Manacapuru seguem internados no município, com caso clínico estável.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP: (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Abrahão Graham/FVS-RCP

LEGENDA: Novo informe atualiza o cenário de rabdomiólise por doença de Haff no Amazonas