NOTÍCIAS

Saúde reúne para discutir importância da vigilância e estratégias de prevenção ao óbito materno, infantil e fetal
Última atualização: 30 de Agosto de 2022 - 11:34

Reunião foi realizada na sede da FVS-RCP, nesta terça-feira (30/08)

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) reuniu, nesta terça-feira (30/08), o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno e Infantil (CEPOMI). O encontro foi pensado para envolver as mais de 40 instituições públicas e privadas que trabalham com os indicadores e aconteceu na sede da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 

 

O evento teve o objetivo promover uma reflexão sobre as mortes maternas e o impacto ocasionado no seio familiar e na sociedade, identificando as possíveis situações que levaram ao evento. 

 

O diretor-técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, representou a diretora-presidente Tatyana Amorim no encontro. Além dele, o presidente do CEPOMI, Adalberto Taketomi Junior também fez a abertura do encontro. 

 

As equipes ressaltaram a importância de uma assistência qualificada, com um olhar diferenciado para ações que contribuam para a prevenção do óbito materno e infantil.

 

A FVS-RCP, por meio da Gerência de Vigilância de Óbitos (GVO), forneceu dados para ajudar a traçar o cenário da mortalidade materna e infantil no Amazonas. As informações auxiliam também na elaboração do diagnóstico de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil. 

 

Participaram da reunião os representantes das seguintes instituições: Secretaria de Estado da Saúde,  Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Fundação Alfredo da Matta, Entidade Social Humaniza Coletivo Feminista, Pastoral da Criança, Escola de Enfermagem de Manaus, Escola de Medicina da Universidade Federal do Amazonas,  Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Moura Tapajos, Hospital e Maternidade Chapot Prévost,  Maternidade  Alvorada, Instituto Fernandes Figueira do  Ministério da Saúde.

 

Referência

 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

 

FOTO: ANNE ALVES | FVS-RCP