NOTÍCIAS

Saúde orienta equipes municipais de vigilância para fortalecimento do Plano de Eliminação do Vírus do Sarampo
Última atualização: 1 de Setembro de 2022 - 17:31

Atualmente, o Amazonas não tem casos confirmados da doença

 

A Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reuniu, nesta quinta-feira (1º/09), os 62 municípios para reforçar as ações de vigilância epidemiológica no monitoramento e prevenção do Sarampo. 

Em Manaus, a reunião foi realizada presencialmente e on-line com as demais cidades. Durante as reuniões, foi apresentado o Plano Operacional para Sustentabilidade da Eliminação do Sarampo no Estado do Amazonas – 2022, para alinhamento e implementação das ações. Atualmente, o Amazonas não tem casos confirmados da doença.

Em 2022, até esta quinta-feira (1º/09) foram notificados 91 casos suspeitos, sendo 84 descartados e 7 em investigação. Segundo a coordenadora de Doenças Negligenciadas e em Processo de Eliminação, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Angela Desirée, a notificação faz parte da rotina das unidades de saúde e é fator importante para o monitoramento. 

Os encontros foram realizados com foco no fortalecimento das ações e novas orientações.  “Hoje, nós estamos fortalecendo as ações dos Planos Estadual e Nacional. Vamos intensificar as ações, com um novo instrumento para facilitar a investigação epidemiológica dos casos suspeitos”, ressaltou. 

O Plano Operacional do Amazonas está dentro do que prevê o Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus Sarampo, Monitoramento e Verificação da sua Eliminação no Brasil - 2022, do Ministério da Saúde (MS).

Ações

Entre as medidas que são adotadas para garantir a vigilância estão: notificação Negativa semanal para casos suspeitos de sarampo; busca ativa mensal e busca ativa institucional; busca retrospectiva, que será realizada em setembro. 

Os municípios também estão sendo orientados para que as unidades de saúde informem casos negativos, que ajuda na comprovação de que não há circulação do vírus; além da emissão de informes para as equipes de vigilância. 

Junto às medidas, a equipe FVS-RCP elaborou um roteiro de investigação epidemiológica domiciliar que vai guiar as equipes municipais de vigilância 

Ainda segundo Desirée, também é objetivo das ações melhorar as condições de trabalho das equipes que atuam no interior.  “Em melhores condições, temos uma vigilância qualificada”, ressaltou. 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Mauricio Neto / FVS-RCP

LEGENDA: Os encontros foram realizados com foco no fortalecimento das ações e novas orientações