NOTÍCIAS

FVS-RCP apresenta experiência do Amazonas em evento nacional sobre vacinação infantil
Última atualização: 1 de Setembro de 2022 - 19:37

  Encontro foi realizado pelo projeto Renda Mais Mascára, nesta quinta-feira (01/09) pelo plataforma do youtube 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou nesta quinta-feira (01/09), do bate-papo interativo do projeto 'Máscara mais Renda', pelo youtube disponível no https://cutt.ly/cCtt2B7, que teve como tema “A Vacinação Infantil em tempos de pandemia", 

O encontro online reuniu representantes de outros estados da região amazônica e da Rede Asta, escola de negócios para mulheres artesãs. A atividade teve, ainda, o apoio da USAID, da Palladium/NPI EXPAND, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem. Todas essas instituições  se uniram para criar uma parceria, em resposta à COVID-19 na região amazônica brasileira.

A coordenadora de Doenças Negligenciadas e em Processo de Eliminação, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Angela Desirée apresentou os dados epidemiológicos de vacinação em crianças e adolescentes no Amazonas e o impacto da pandemia nos indicadores de vacinação. 

“Nós sabemos que a vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta de prevenção tendo em vista que ela pode reduzir as chances de agravamentos, hospitalizações e óbitos pela doença. Logo é importante que os pais levem seus filhos (as) para atualizarem o seu ciclo vacinal”, comentou. 

Angela  pontuou ainda que a estratégia de vacinação em crianças a partir de 3 anos de idade faz parte da recomendação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

De acordo com a gerente do projeto “Máscara Mais Renda”, Mariana Guimarães, além da produção e distribuição das máscaras, nesta edição, o projeto investe esforços na comunicação com as costureiras e com as organizações apoiadoras do projeto para a distribuição das peças nos territórios. 

"Utilizamos cards e vídeos curtos para abordar temas como prevenção, tratamento domiciliar e vacinação. Outro foco das campanhas de comunicação é o combate às fake news, que tanto prejudicam o combate à doença", destaca Mariana.

Máscara mais renda - A pandemia do novo coronavírus deixou sem trabalho milhares de mulheres que são chefes de família, costureiras e artesãs, no qual perderam sua única fonte de renda. E as máscaras passaram a ser item obrigatório visando reduzir o contágio pela doença. Diante deste cenário, nasceu o projeto “Máscara mais Renda: uma união de empresas e instituições para reduzir os impactos da pandemia” 

O projeto chega na Amazônia brasileira pela segunda vez, prestando apoio para cerca de 128 costureiras e artesãs dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão.

Além disso, a roda de conversa contou com o apoio da USAID, da Palladium/NPI EXPAND, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem que se uniram para criar uma parceria para incentivarem uma resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.