NOTÍCIAS

Tuberculose: técnicos da Saúde implantam Vigilância de Infecção Latente pela doença em Itacoatiara
Última atualização: 22 de Setembro de 2022 - 10:49

Em visita técnica no município, FVS-RCP promove treinamento e capacitações

 

Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM) realizam visita técnica, até sexta-feira (23/09), para implementação do Protocolo de Vigilância de Infecção Latente da Tuberculose em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). O PECT-AM faz parte da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A implementação do protocolo inclui treinamento em Prova Tuberculínica, que é um teste diagnóstico de Infecção Latente por Tuberculose (ILTB); capacitação de Tuberculose e ILTB, visitas técnicas a Unidades Básicas de Saúde, a laboratórios e hospitais, além de treinamento no sistema de ILTB e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A coordenadora do programa, Lara Bezerra, destaca que o objetivo da visita técnica é dar suporte técnico a Itacoatiara. “O município já tem a Prova Tuberculínica implantada e já notifica. Então, estamos apoiando o município com a criação de fluxos, visando qualificar e potencializar ainda mais o município”, afirma Lara.

O treinamento é voltado para profissionais de saúde, gestores, coordenação de Vigilância em Saúde de Itacoatiara, coordenação do Programa de Controle da Tuberculose e de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Tratamento da ILTB

De 2016 até setembro (até dia 12) de 2022, 3 mil pessoas foram beneficiadas com o tratamento da ILTB no estado, sendo 90,7% dos tratamentos em Manaus.

Dentre os grupos prioritários e beneficiados com o tratamento da ILTB estão os contatos de casos de TB (61,2%), as pessoas vivendo com HIV (22,4%) e outras condições de imunossupressão (12,4%).

 

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção à tuberculose por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.


FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Equipe técnica segue no município até domingo (25/09)

SONORA: Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT-AM)