Ceciss-FVS recebe a visita da coordenadora geral do Projeto PREVCOVID-BR
Última atualização: 21 de Setembro de 2022 - 19:04

As ações do projeto estão implementadas em cinco hospitais de Manaus

A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu na tarde da última quarta-feira (21/09) a visita da coordenadora geral do projeto PREVCOVID-BR, Prof. Dra. Maria Clara Padovezze, para a finalização da segunda fase do projeto, iniciado em 2020.

O objetivo do projeto é fortalecer as ações de prevenção e controle de infecção no contexto da Covid-19 em ambiente hospitalar, com a atuação de profissionais nas atividades de vigilância e prevenção em quatro hospitais de Manaus: Pronto Socorro João Lúcio, Pronto Socorro Platão Araújo, Maternidade Ana Braga e o Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul. Nesta segunda fase, as ações se estenderam para a Maternidade Balbina Mestrinho, para a prevenção de infecção em centro cirúrgico nas cesarianas.

Durante a visita, que contou com a participação dos técnicos que atuam nos hospitais, foi feito um balanço das ações que foram implementadas nesta segunda fase do projeto. Também foram abordados os benefícios durante a aplicação, a aceitação e as dificuldades para serem ajustadas em uma provável terceira fase.

Para a técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), Claudia da Silva, que atua na Maternidade Balbina Mestrinho na implementação do projeto, a aplicação das ações no local foi satisfatória. “Foi muito bem aceito para prevenção e controle de infecção no centro cirúrgico”, pontuou.

PREVCOVID-BR

O Projeto de Extensão Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para resposta à Covid-19 no Brasil é uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), que visa reduzir a disseminação intra-hospitalar da doença nos hospitais.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação de núcleos de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Pacientes (NSPs), por meio da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Foto: Abrahão Graham/FVS-RCP

Legenda: Projeto visa fortalecer as ações de prevenção e controle de infecção da Covid-19 em hospitais