Vigilância: Saúde realiza ações de prevenção durante o 8º Festisol de Tabatinga
Última atualização: 23 de Setembro de 2022 - 19:51

Técnicos da instituição encontram-se in loco para acompanhar as ações

Para proteger a população, prevenindo os riscos à saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), com apoio da Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa-Tabatinga), realiza ações de prevenção durante o 8º Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões (Festisol), maior evento cultural da região, que acontece desde ontem (22/09) até domingo (25/09).

As ações contemplam a notificação e monitoramento de doenças e agravos não transmissíveis; fiscalização ambiental e sanitária; orientação nos descartes de resíduos; supervisão da qualidade da água para consumo humano; oferta de testes de HIV, sífilis e hepatite; distribuição de preservativos; e, também, a intensificação da vacinação contra a Covid-19.

Além disso, sensibilização e orientação sexual infanto-juvenil e medidas preventivas contra as infecções de transmissão sexual (IST) junto aos proprietários da rede de hospedagens, também fazem parte das ações em saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vigilância permanecerá ativa e sensível durante o festival.

“Nossos técnicos são das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, e estão atuando de forma integrada no município para garantir o bem-estar dos participantes durante o Festisol”, pontuou.

“Estamos fazendo a detecção oportuna e um monitoramento das doenças de notificação compulsória imediatas, bem como agravos e eventos de interesse em saúde pública, ao decorrer do evento contribuindo na promoção da saúde da população”, enfatizou a enfermeira Geovana Ribeiro Pinheiro, do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS-FVS-RCP).

Resgate Cultural

O Festisol é o maior evento cultural da localidade, promovido pela Prefeitura Municipal de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), no qual permite a interação dos municípios do Alto Solimões e cidades dos países próximos como Letícia, Colômbia, Iquitos e Peru. Além disso, a festa reúne a disputa entre as onças Pintada (representada pela cor vermelha) e a onça Preta (representada pela cor azul), buscando apresentar e resgatar a cultura dos povos indígenas da região.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento da qualidade da água por meio do Programa Vigiagua, dentro do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP