NOTÍCIAS

Lacen: Saúde capacita técnicos para diagnóstico de leishmaniose, hanseníase e tuberculose
Última atualização: 26 de Setembro de 2022 - 14:22

Treinamento segue até sexta-feira (30/09)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) treina, até sexta-feira (30/09), profissionais de saúde para diagnóstico de leishmaniose, hanseníase e tuberculose. O treinamento é destinado a atender técnicos de cinco municípios do interior do estado. O Lacen-AM integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Por meio da capacitação, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, técnicos em patologia e agente de endemias têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos, visando o diagnóstico precoce para reduzir as fontes de infecção para controle das três doenças.

“Os profissionais atendidos no treinamento já atuam nos municípios e, a partir do treinamento, o Lacen busca melhorar a qualificação desses profissionais, dando diagnóstico de qualidade, nesses três agravos, trazendo melhoria para a saúde pública”, afirma Aurijane Guedes Medeiros, microscopista do Lacen-AM.

Um dos profissionais de saúde que recebem o treinamento é Edson Fidelis da Silva Júnior, diretor do Hospital Maria da Glória Dantes de Lima, em Ipixuna, que destaca o aprimoramento da qualificação do diagnóstico.

“Ipixuna é região endêmica para leishmaniose, tuberculose e hanseníase. Precisamos ampliar a rede de diagnóstico e manejo das pessoas que estão em contato com esses vetores para que possamos qualificar as informações que saem do município para o controle de qualidade no Lacen”, afirma Edson, que também é farmacêutico-bioquímico.

A farmacêutica Gabriele da Silva Praiano, do Laboratório Municipal de Maraã, foi enviada pelo município para participar do treinamento e atender ao diagnóstico das três doenças no município. “O curso é muito importante para que não haja diagnóstico errado e para que a população tenha segurança do resultado que vem do laboratório”, afirma Gabriele.

Participam do treinamento técnicos de Boa Vista do Ramos, Carauari, Ipixuna, Presidente Figueiredo e Maraã, municípios distantes respectivamente 271, 788, 1.367, 117 e 634 quilômetros da capital.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Treinamento ocorre até sexta-feira (30/09)

SONORAS: Aurijane Guedes Medeiros, microscopista da Gerência de Endemias do Lacen-AM;