NOTÍCIAS

Profissionais recebem treinamento de gestão de testes rápidos para investigação de ISTs em suspeitos de monkeypox
Última atualização: 22 de Setembro de 2022 - 19:52

 

Mais oito hospitais ofertarão os testes, incluindo hospitais infantis

 

A coordenação estadual da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizou, na quinta-feira (22/09), o treinamento para gestão de testes rápidos de ISTs.  que fazem parte do protocolo de investigação de casos suspeitos de Monkeypox na rede estadual de saúde.

A gerência é integrante do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O treinamento faz parte das ações que a FVS-RCP vem realizando na implementação do protocolo de vigilância de monkeypox no estado e contou com a participação de 16 profissionais de saúde dos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada, Coroado, Chapot Prevost e São Raimundo, além do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul e do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM).

Os profissionais foram capacitados na gestão dos testes rápidos de HIV, hepatites B e C e de sífilis que serão disponibilizados nas unidades de saúde para a investigação dos casos suspeitos de monkeypox. A capacitação inclui especificidades do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB), do Ministério da Saúde, que oportuniza o controle da quantidade dos testes. 

O gerente de Doenças de Condições Crônicas e ISTs na FVS-RCP, Jair Pinheiro, destaca que a implantação do protocolo nos hospitais irá facilitar e agilizar o processo de investigação para o diagnóstico. “Ampliamos para essas unidades da capital que ainda não realizavam estes testes e que agora irão realizar os testes em casos suspeitos”, pontuou.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

 

 

FOTO: Maurício Neto/FVS-RCP

Legenda: O treinamento foi realizado na quinta-feira (22/09).