Profissionais de saúde participam de capacitação sobre higiene de mãos em hospitais
Última atualização: 29 de Setembro de 2022 - 18:38

Encontro contou com a participação de profissionais da rede pública e privada

A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS) facilitou, nesta quinta-feira (29/09), em Manaus, o segundo encontro sobre a Observação da Adesão à Higiene das Mãos em Serviços de Saúde, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A CECISS é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A capacitação visa fortalecer a auditoria de higiene de mãos dentro das unidades, realizar melhorias na estrutura e avaliar o impacto nas reduções das infecções hospitalares.

O encontro teve a presença dos profissionais de saúde dos hospitais da rede pública de Manaus, como  Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Maternidade Balbina Mestrinho, ambos da rede pública, e Hospital Maternidade Unimed, da rede privada.

De acordo com a coordenadora da CECISS, Evelyn Campelo, a capacitação visa aprimorar a adesão à higiene de mãos no controle de infecções hospitalares. “Os hospitais estão integrados na capacitação das equipes de controle que irão avaliar o impacto da aplicação da higiene de mãos na redução das infecções.”, afirma Evelyn.

A enfermeira Mary Nunes, que atua no controle de infecção da Maternidade Balbina Mestrinho, destaca a importância desta capacitação para a orientação dos colaboradores da unidade de saúde sobre a importância da higienização das mãos.

"O projeto veio para fortalecer esse momento que é muito simples e barato para o combate de infecção hospitalar, principalmente nas unidades de terapia intensiva da maternidade", ressalta Mary.

O enfermeiro de controle de infeção do Núcleo de Vigilância do Hospital e Maternidade Unimed, Luís Henrique, destaca que a oficina vem para fortalecer a aplicabilidade na observação da higienização.

“Estamos mostrando para os nossos profissionais os benefícios da higiene das mãos no ambiente hospitalar. E este treinamento da Anvisa vem para somar nesta aplicação.”, pontua Luís.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação de núcleos de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), por meio da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP

Legenda:  Encontro ocorreu nesta quinta-feira (29/09).