NOTÍCIAS

Pesquisadores monitoram desenvolvimento de projetos de iniciação científica de Vigilância em Saúde
Última atualização: 30 de Setembro de 2022 - 17:36

Reunião ordinária ocorreu nesta sexta-feira (30/09)

 

Pesquisadores de Vigilância em Saúde no Amazonas se reuniram, nesta sexta-feira (30/09), para alinhar o andamento das pesquisas do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O PAIC é desenvolvido por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). A iniciativa visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em Vigilância em Saúde.

De acordo com o coordenador do NEP/FVS-RCP, Timóteo Watanabe, a reunião ocorre periodicamente para que os pesquisadores estejam alinhados ao desenvolvimento das pesquisas. “As reuniões são importantes para adequação da rotina. Estamos em momento de transição das pesquisas da edição de 2021/2022 para a edição de 2022/2023”, detalhou Timóteo. 

Um dos pesquisadores presentes na reunião é o epidemiologista Erian Santos, que atua na Sala de Análise de Situação em Saúde (SASS/FVS-RCP). De acordo com o pesquisador, a transição entre as edições do PAIC ocorre de forma satisfatória. 

“Acompanho duas pesquisas que já estão na fase de publicação e outras duas que estão na fase inicial, de metodologia, por exemplo”, exemplifica Erian, que supervisiona pesquisas sobre violência contra o idoso na pandemia de Covid-19; tempo de hospitalização de pacientes com Covid-19; hanseníase em menores de 15 anos e óbitos evitáveis em menores de 5 anos.

O subgerente de Entomologia da FVS-RCP, Ronildo Baiatone, também integra o corpo de pesquisadores do grupo de pesquisa e supervisiona pesquisas sobre vigilância entomológica de vetores da Doença de Chagas e estudo da fauna do mosquito Anopheles, relacionando-o à malária no Amazonas. 

“São pesquisas que fazem parte da edição do PAIC 2022/2023 que iniciou no mês de agosto. Esses dois estudos, especificamente, estão na fase de identificação de vetores, coleta e laboratório, além da revisão bibliográfica que está presente durante toda a pesquisa”, ressalta o pesquisador. 

NEP

O NEP na FVS-RCP tem por missão desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico e de interação com a sociedade, em conformidade com a finalidade Institucional de promover e proteger a saúde, mediante o ensino e pesquisa aplicados às ações de Vigilância em Saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas, baseado em evidências científicas. 

 

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Vigilância em Saúde no estado por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP). 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Reunião ocorreu nesta sexta-feira (30/09).

SONORA: Timóteo Watanabe, coordenador do NEP/FVS-RCP