NOTÍCIAS

Saúde realiza capacitação sobre Monkeypox para funcionários
Última atualização: 6 de Outubro de 2022 - 17:00

Treinamento faz parte de monitoramento realizado pelo CIEVS-AM

 

A equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde no Amazonas (CIEVS-AM) realizou, de terça-feira (04/10) até esta quinta-feira (06/10), um treinamento sobre as ações de vigilância e controle de Monkeypox no Amazonas para funcionários. A capacitação é parte do fortalecimento das ações para redução de casos de Monkeypox, que é uma emergência em saúde pública

O CIEVS-AM é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A coordenadora do CIEVS-AM, Josielen Amorim, destaca que a capacitação buscou alinhar conhecimento para todos os servidores das áreas técnicas e administrativas da FVS-RCP, abordando conceitos, transmissão, sinais, sintomas e mitigação de risco da doença, fortalecendo as ações de prevenção e controle.

De acordo com Josielen, com esta capacitação, os funcionários da instituição serão multiplicadores de conhecimento para a orientação correta sobre a Monkeypox, facilitando a identificação de sinais e sintomas. 

“Eles poderão orientar a população para que procurem o serviço de saúde ao apresentar lesões, tendo assim o diagnóstico precoce e adotando as medidas necessárias, como o isolamento domiciliar. Com isso, podemos interromper o ciclo de transmissão da doença”, afirma a coordenadora do CIEVS-AM.

Um dos participantes do treinamento foi o coordenador estadual do Programa Estadual Vigidesastres da FVS-RCP, Renato Souza. Para o coordenador, a capacitação serviu para sanar dúvidas e adquirir mais conhecimento sobre a doença. 

“Conhecemos mais sobre o Monkeypox para que possamos atuar na vigilância, visto que é uma doença nova e os sintomas são associados a outros tipos. E o treinamento nos ajudou a esclarecer”, ressalta Renato.

 

 

Cenário

Até quinta-feira (06/10), o Amazonas apresentou 362 notificações, sendo 147 confirmados, 161 descartados, 54 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui o monitoramento do cenário de monkeypox por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde no Amazonas (CIEVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

  

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: O treinamento foi voltado para funcionários da FVS-RCP.