Saúde reúne com representantes de supermercados para retomada da análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos
Última atualização: 6 de Outubro de 2022 - 17:49

A ação de análise visa mensurar e qualificar os alimentos vegetais in natura, que estão nos supermercados

Técnicos da Vigilância Sanitária do Amazonas reuniram, nesta quinta-feira (06/10), com representantes de supermercados de Manaus para tratar da retomada do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é executado em todo o país em parceria com as vigilâncias sanitárias estaduais.

Os técnicos fazem parte do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Por meio do PARA, são realizados os procedimentos de coleta e transporte de amostras dos alimentos, que servem de referência para as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais que integram o programa.

De acordo com o fiscal do Devisa/FVS-RCP, Augusto Kluczkovski Junior, o programa visa mensurar e qualificar os alimentos vegetais in natura, que estão nos supermercados e alguns até embalados, como café, trigo, feijão e amendoim.

As amostras de alimentos vão para laboratórios de referência da Anvisa, como o da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, e Laboratório Eurofins em São Paulo. “São analisados 270 tipos de resíduos diferentes de agrotóxicos; e buscamos fazer a rastreabilidade até o produtor agrícola para que possa ser identificado onde há o problema, quando há”, destaca o fiscal Augusto.

A lista de produtos monitorados nacionalmente este ano inclui: pimentão, quiabo, brócolis, repolho, maracujá, laranja, morango, batata, mandioca, trigo, amendoim, feijão e café.

Avaliação

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi criado, em 2001, com o objetivo de avaliar, continuamente, os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor.

O programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenada pela Anvisa em conjunto com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública.

Conforme a Anvisa, as atividades de coleta, transporte e análises de amostras foram temporariamente suspensas em 2020. A medida foi necessária devido à pandemia de Covid-19 e às ações adotadas em todo o país para a prevenção do contágio, enfrentamento e contingenciamento da doença.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento dos riscos envolvidos na produção, circulação e consumo de bens, realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

SONORA: Augusto Kluczkovski Junior, fiscal do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) na FVS-RCP