NOTÍCIAS

Saúde realiza Webinar de Prevenção de Manejo Clínico de Sífilis
Última atualização: 14 de Outubro de 2022 - 17:37

O evento faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

O Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, nesta sexta-feira (14/10), o Webinar do Manejo Clínico de Sífilis. 

A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado no 3º sábado do mês de outubro, em 15 de outubro.

Entre os temas abordados constam: “Cenário Epidemiológico da Sífilis no Amazonas”, “Vigilância Epidemiológica, Diagnóstico e Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis”, “Gestão da Assistência Farmacêutica da Sífilis” e “Manejo Clínico da Sífilis”.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, durante o webinar, enfatizou para os profissionais de saúde que atuam em todos os segmentos da rede de atenção à saúde sobre a intensificação de ações de prevenção e diagnóstico precoce.

“O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura da prevenção das IST. Por isso, é importante a estratégia de distribuição de preservativo em pontos de grande concentração de pessoas, com o foco na sensibilização a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro”, avalia a diretora.

Tatyana acrescenta que, no caso da detecção de sífilis congênita, transmitida durante a gestação, é fundamental a realização do pré-natal. “O tratamento precoce é a principal forma de prevenção contra a sífilis congênita e em gestantes”, destaca.

Com o tema sobre o manejo clínico, a coordenadora do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST-FVS), Luciana Koba, chama atenção para a identificação rápida dos casos, por meio de teste rápido disponível em unidades de saúde.

“O diagnóstico precoce também é considerado uma importante ação que apresenta uma forma eficaz de controle da doença, pois através dele é possível realizar o tratamento oportuno completo, que interrompe a cadeia de transmissão”, disse Luciana.

O Coordenador do Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose, Paulo Oliveira reforçou ao decorrer do webinar que a campanha é importante para reduzir o número de casos da doença no Amazonas.

“Devemos intensificar as ações de prevenção no nosso dia a dia levando o máximo de orientação para a população e isso só será possível através de um trabalho integrado entre os municípios e o Estado", pontuou.

Casos da doença do Amazonas

A doença passou a ser notificada pelos órgãos de Saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. No Amazonas, até setembro de 2022, são 2.821 casos de sífilis, 1.547 sífilis em gestante e 265 sífilis congênita. 

Sobre o Dia Nacional

O 3º sábado do mês de outubro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017.

O objetivo é estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.

No Amazonas, a Lei n° 5.851/2.022, sancionada pelo Governo do Estado, instituiu a Campanha Estadual de Incentivo à Investigação e Prevenção à Sífilis Congênita, com o estímulo a realização de ações preventivas durante o mês de outubro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Anne Alves /FVS-RCP