Capacitação: Saúde treina profissionais de unidades de saúde em sobre monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias
Última atualização: 20 de Outubro de 2022 - 14:29

Treinamento contemplou profissionais de 27 unidades de saúde

Técnicos da Saúde realizaram, na quarta-feira (19/10), uma capacitação voltada a profissionais dos Núcleos de Vigilância Hospitalar (NVEH) de unidades de atendimento de Manaus voltada para monkeypox, sarampo e síndromes respiratórias.

A iniciativa integra ações de educação permanente realizada pela Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

De acordo com a coordenadora da REVEH-AM, Andréia Santos, a reunião ocorre de forma periódica. “A capacitação atende à rotina de intensificar o trabalho dos profissionais de saúde que já vem sendo realizado nas unidades de saúde em todo o estado”, afirma.

“A capacitação faz parte de um cronograma anual de educação permanente visando manter as coordenações dos Núcleos de Vigilância Hospitalar sensíveis para estas doenças e agravos, consequentemente trazendo mais qualidade na Vigilância Hospitalar”, acrescenta Fabiana Bianchet, apoiadora do REVEH-AM pelo Ministério da Saúde.

A enfermeira Jesyane Bezerra Braga, enfermeira do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, em Manaus, foi uma das participantes do encontro. Para a profissional de saúde, a reunião mensal norteia as condutas a serem desenvolvidas nas equipes de NVEH e CCIH.

“Nós multiplicamos as informações junto aos nossos colegas enfermeiros e a equipe de assistência à saúde em geral. As orientações são muito bem-vindas e nós adaptamos as determinações à nossa realidade, após tirar nossas dúvidas com a equipe”, afirma Jesyane.

Também participante do encontro, a enfermeira Suely Ferreira Pinheiro, do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Abdel Aziz, destaca que os conteúdos abordados na reunião são esclarecedores. “Nós retornamos para os nossos postos na assistência à saúde com mais conhecimento sobre as notificações, inserção nos sistemas e realização da busca ativa em nossos pacientes”, ressalta a enfermeira.

Entre os participantes da capacitação, estão  representantes das seguintes unidades de saúde: Maternidade Estadual Balbina Mestrinho; Maternidade Alvorada; Hospital Infantil Dr. Fajardo; Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Leste; HPSC Zona Oeste; Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio; Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou; Maternidade Dr. Moura Tapajós; Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo; HPS Zona Leste.

Também participaram técnicos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo; Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam); Hospital e Pronto-Socorro Delphina Abdel Aziz; Hospital Geral de Manacapuru; Hospital e Maternidade Chapot Prévost; SPA Alvorada; SPA Coroado; Hospital Militar de Área de Manaus (HGM); Instituto da Mulher Dona Lindu; HPSC Zona Sul; Hospital Regional Hilda Freire; Unidade de Pronto Atendimento Campos Sales; Maternidade Azilda da Silva Marreiro; SPA e Policlínica Dr. José Lins; SPA Zona Sul; e Hospital Adventista de Manaus.

Referência

A FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é responsável pela Vigilância em Saúde do estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Capacitação ocorreu nesta quinta-feira (20/10)