NOTÍCIAS

Lacen-AM capacita equipe técnica de Itacoatiara para diagnóstico molecular de tuberculose
Última atualização: 17 de Outubro de 2022 - 15:40

Treinamento visa ampliar diagnóstico da doença no município

 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realizou, na segunda-feira (17/10) e terça-feira (18/10), treinamento de diagnóstico molecular de tuberculose para a equipe técnica do Lacen em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). O objetivo da capacitação é ampliar o diagnóstico e agilizar o tratamento da doença na localidade.

O Lacen-AM é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). 

Por meio de treinamento prático, os profissionais de saúde foram capacitados para o diagnóstico molecular de tuberculose através da técnica do exame do tipo RT-PCR que possibilita resultados precisos e em tempo oportuno, acelerando o início do tratamento da doença.

A biomédica do Lacen-AM em Itacoatiara, Thais Rodrigues, comenta que o teste molecular vai contribuir para acelerar o início do tratamento em casos confirmados de tuberculose. “Com o resultado do teste saindo em menos tempo, poderemos encaminhar o paciente para o tratamento e assim ter o maior controle da disseminação da doença na cidade”, salienta Thais.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Equipe técnica recebeu treinamento para diagnóstico molecular de tuberculose