NOTÍCIAS

Micologia: Técnica do Lacen-AM palestra sobre fungo Candida auris durante evento do INPA
Última atualização: 21 de Outubro de 2022 - 15:52

Apresentação abordou tópicos sobre fungo causador de infecções em ambientes de saúde

 

O Laboratório de Micologia do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), realizou, na quinta-feira (20/10), um ciclo de palestras sobre micologia médica para a promoção e divulgação das atualizações nesta área. O evento ocorreu no auditório da instituição, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e contou com a palestra da biomédica do Laboratório Central do Amazonas (Lacen-AM), Layssa Barroso.

O Lacen-AM integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A apresentação foi destinada a estudantes e profissionais da área de micologia. Layssa abordou sobre a Candida auris, um fungo causador de infecções graves, apontadas como um problema de saúde pública.

“Durante a palestra, destaquei para os participantes um panorama geral sobre os casos de infecções causadas pela Candida auris, as estratégias adotadas para o monitoramento dos casos a nível nacional e regional, e mostrei as ações realizadas no estado pela FVS-RCP”, comenta Layssa.

Candida auris

A Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Pode causar infecção de corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.  

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Biomédica destacou panorama geral de fungo que causa infecções graves