Técnicos da Saúde participam de oficina nacional sobre ações para eliminação da malária
Última atualização: 26 de Outubro de 2022 - 14:52

Evento ocorre até esta quarta-feira (26/10), em Brasília

Técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participam, até esta quarta-feira (26/10), de uma oficina sobre ações para eliminação da malária, promovida pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

Além do Amazonas, a oficina de eliminação de malária também conta com representantes do Acre e de Roraima. O objetivo é fornecer elementos aos estados para a construção do Plano Estadual de Eliminação da doença, alinhando as ações de campo e apoiando a vigilância para que sejam alcançadas as metas de eliminação da malária no país até 2023.

Pela FVS-RCP, participam técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV-Malária), que integra o DVA. O evento iniciou na segunda-feira (24/10).

O Amazonas, por meio da Vigilância em Saúde, atua no enfrentamento à malária, orientando e dando suporte às ações de combate à doença que são executadas pelas secretarias municipais de saúde. De acordo com o chefe do DVA/FVS-RCP, Elder Figueira, as atividades estratégicas seguem a meta de reduzir e eliminar a malária no estado.

“Seguimos engajados, realizando todo o suporte junto aos municípios para enfrentamento da doença. Os encontros nacionais são sempre muito importantes para alinhar as ações e acelerar o processo de enfrentamento a partir da adaptação das estratégias diante do contexto estadual”, afirma Elder.

A gerente de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária, Myrna Barata, destaca que a oficina é uma oportunidade exitosa de troca de experiência do enfrentamento à malária. “É um fortalecimento da área técnica com os representantes e lideranças de combate à malária nos estados. Todas as discussões estratégicas fazem parte da nossa meta de eliminar a malária no Amazonas”, acrescenta Myrna.

Segundo a gerente de Endemias do Lacen-AM, integrante da FVS-RCP, Ruth Rodrigues, é também oportunidade de fortalecer o monitoramento e supervisão da rede de diagnóstico de malária, já realizado pelo laboratório.

“Estamos em contato com as lideranças e aprimorando essas orientações sobre capacitações e atualizações, além do controle de qualidade dessa rede de diagnóstico de malária”, afirma a gerente.

Cenário

De janeiro a setembro de 2022, foram registrados 38.718 casos novos de malária no Amazonas. Para efeito comparativo, de janeiro a setembro de 2021, foram registrados 44.784. A redução de casos comparados com o mesmo período do ano passado é de 13,5%. Em todo o ano de 2021, foram registrados 61.164 casos de malária.

Público

O público da oficina de Eliminação de Malária com os estados do Amazonas, Acre e Roraima, promovida pelo Ministério da Saúde, inclui coordenadores estaduais de malária, técnicos que atuam diretamente no programa de malária no âmbito estadual e municipal; e colaboradores dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Participam também da atividade colaboradores da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps); além de consultores estaduais de eliminação e apoiadores municipais de vigilância da malária.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o enfrentamento à malária pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV-Malária).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Oficina acontece até esta quarta-feira (26/10)