NOTÍCIAS

Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu
Última atualização: 26 de Outubro de 2022 - 16:15

A ação faz parte da programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

 

O Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) promove, nesta quarta-feira (26/10) e quinta-feira (27/10), a testagem rápida para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona centro-sul de Manaus. As testagens são para o público interno da maternidade.

O programa integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Os testes são ofertados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-Itinerante), que funciona no ônibus da FVS-RCP. São testes rápidos para os profissionais de saúde e os acompanhantes das gestantes e puérperas do instituto. A ação faz parte da programação voltada para o Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

“Continuamos com as ações de testagem rápida para a identificação de casos, principalmente nos acompanhantes da unidade, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão das doenças. E, para a aplicação do tratamento adequado, o diagnóstico precoce é muito importante”, comenta a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s na FVS-RCP, Luciana Koba.

A programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita teve início no dia 14 de outubro, com o Webinar do Manejo Clínico de Sífilis. A ação de testagem rápida também foi realizada na Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, nos dias 18 e 19 de outubro.

Cenário

A sífilis passou a ser notificada pelos órgãos de Saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. No Amazonas, até setembro de 2022, são 2.821 casos de sífilis, 1.547 sífilis em gestante e 265 sífilis congênita.

Dia Nacional

O 3º sábado do mês de outubro, que neste ano foi dia 16 de outubro, foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da lei nº 13.430/2.017.

O objetivo com as ações é estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como IST.

A lei n° 5.851/2.022, sancionada pelo Governo do Estado, instituiu no Amazonas a Campanha Estadual de Incentivo à Investigação e Prevenção à Sífilis Congênita, com o estímulo a realização de ações preventivas durante todo o mês de outubro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Testagem rápida para sífilis é realizada no Instituto da Mulher Dona Lindu