Saúde encerra campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde com coleta de exames preventivos e testagens de ISTs
Última atualização: 31 de Outubro de 2022 - 14:21
Ações na FVS-RCP, nesta segunda-feira (31/10), chamam atenção para prevenção de câncer de colo de útero, câncer de mama e ISTs
As campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde se encerraram, nesta segunda-feira (31/10), com a realização de testagens para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e coleta para exame Papanicolau, conhecido como preventivo. As ações são voltadas a funcionárias e colaboradoras da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Na FVS-RCP, a campanha Outubro Verde, de prevenção à sífilis, ofertou a realização de testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais para funcionários e colaboradores da FVS-RCP. “Essa é uma oportunidade de chamarmos a atenção para as ISTs, já que outubro é o mês de combate à sífilis e à sífilis congênita”, ressalta Luciana Koba, coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs na FVS-RCP.
Uma das pessoas que realizaram o teste rápido para ISTs foi a funcionária da FVS-RCP, Jaqueline Macedo. “É questão de saúde, e com saúde não se brinca. Os testes apresentam resultados rápidos e não doem. Essas testagens são fundamentais para que fiquemos tranquilas sobre como está a nossa saúde, e nos ajudam a nos cuidarmos melhor”, acrescentou.
Durante a ação, a equipe do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs na FVS-RCP também distribuiu preservativos e material educativo sobre a prevenção à sífilis adquirida e congênita. A campanha Outubro Verde realizou também testagens para a doença e outras ISTs na Maternidade Ana Braga e no Instituto da Mulher Dona Lindu na segunda quinzena de outubro.
Outubro Rosa
A iniciativa desta segunda-feira (31/10) também envolveu ações de encerramento da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Na FVS-RCP, a campanha é coordenada pela Gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (GVDNT).
“Estamos encerrando a campanha, que prioriza alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero”, destaca Tatiana Araújo, gerente do GVDNT.
A coleta de exames ocorre das 9h às 15h para as funcionárias da FVS-RCP, sendo realizada por equipes de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).
A funcionária da FVS-RCP, Núbia Maria Cardoso de Lima, destacou a importância de as mulheres aproveitarem a campanha anual do Outubro Rosa para manter os exames preventivos em dia. “É importante que a mulher se ame e se cuide, fazendo o exame preventivo anualmente, porque, quando a doença é detectada precocemente, pode ser tratada e obter a cura”, afirma.
Outra funcionária da instituição que realizou a coleta de preventivo foi Alessandra da Silva Costa, que também destacou a importância dos exames preventivos para a saúde feminina. “É importante que as pessoas procurem fazer o exame todo ano que vise detectar algum problema no colo do útero. É importante para a saúde das mulheres que devem abraçar a campanha Outubro Rosa”, disse Alessandra.
A campanha Outubro Rosa, realizada internamente na FVS-RCP, também contou com outras atividades. A abertura do evento incluiu relatos de experiência de funcionárias que superaram câncer de mama e de colo de útero; e palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, realizada pelo cirurgião-oncologista Paulo Mendonça, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
A campanha é uma campanha realizada anualmente para compartilhar e promover a conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer de colo de útero. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer do colo de útero.
Conforme consta no Sistema de Mortalidade Estadual (SIM), foram registrados nos últimos três anos (2019 a 2021), no Amazonas, 433 óbitos por câncer de mama e 825 óbitos por câncer de colo de útero, na faixa etária de 30 a 69 anos.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção a doenças não transmissíveis por meio da Gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (GVDNT) e prevenção a HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por meio do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs na FVS-RCP.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.