NOTÍCIAS

Cenário da Monkeypox no Amazonas é divulgado neste sábado
Última atualização: 5 de Novembro de 2022 - 16:08

Detalhes da publicação estão disponíveis em https: www.fvs.am.gov.br

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde informa, neste sábado (05/11), a situação epidemiológica da Monkeypox no Amazonas. Não há novas notificações de casos suspeitos ou confirmados nas últimas 24h.  

 

Os detalhes do documento estão disponíveis no site da Fundação, no endereço https: https:www.fvs.am.gov.br.

 

Neste informe, o atual cenário no Amazonas permanece de 569 notificações, 245 confirmados, 276 descartados, 48 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença. 

 

Atendimento

 

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Orientações de prevenção para a população

 

- Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;

 

- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

 

- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

 

- Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;

 

- Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;

 

- Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.

 

FOTO: Maurício Neto /FVS-RCP

 

LEGENDA: Amazonas não registrou novos casos da doença nas últimas 24h