NOTÍCIAS

FVS-RCP realiza palestra sobre Epidemiologia em Saúde para estudantes da Uninorte
Última atualização: 11 de Novembro de 2022 - 18:56

A ação permite levar o conceito de epidemiologia para o meio universitário, de futuros profissionais de saúde

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, na manhã desta sexta-feira (11/11), uma palestra sobre Epidemiologia em Saúde para estudantes da área de saúde em auditório do Centro Universitário do Norte (UniNorte), na zona centro-sul de Manaus.

A Epidemiologia em Saúde é a ciência que estuda o processo saúde-doença no coletivo humano, analisando fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte à tomada de decisões para ações de saúde.

A palestra foi realizada pela enfermeira Noélia Araújo Medeiros da Silva, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (GDTV/DVE/FVS-RCP). Para ela, a palestra é uma oportunidade de levar o conceito de epidemiologia para o meio universitário, que reúne os futuros profissionais de saúde a atuar no Amazonas.

“Os acadêmicos serão os nossos futuros profissionais que estarão nas unidades de saúde, nos hospitais. Abordamos questões para que os estudantes possam entender o processo e compreender como a epidemiologia direciona as ações, tanto da vigilância como da assistência em saúde”, destaca Noélia, que também é licenciada em Ciências Biológicas.

Dentro do contexto de Epidemiologia em Saúde, foram abordados na palestra temáticas, como a notificação compulsória (obrigatória) de doenças, o porquê notificar uma doença, o uso da epidemiologia, o processo saúde-doença, histórico natural da doença, cadeia epidemiológica, determinantes do processo saúde-doença, sistemas de informação e a vigilância epidemiológica em saúde pública.

Congresso

A palestra sobre Epidemiologia em Saúde faz parte da programação do I Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde – Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pelo UniNorte, nas dependências do centro universitário no Manaus Plaza Shopping, na zona centro-sul de Manaus. O congresso iniciou na quinta-feira (10/11) e segue até sábado (12/11).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento e prevenção a doenças transmissíveis pela Gerência de Doenças Transmissíveis (GDTV) integrante do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

SONORA: Noélia Araújo Medeiros da Silva, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (GDTV/DVE/FVS-RCP)