NOTÍCIAS

Saúde atualiza dados de Monkeypox no Amazonas neste sábado (12/11)
Última atualização: 12 de Novembro de 2022 - 15:04

Detalhes da publicação estão disponíveis em https: www.fvs.am.gov.br 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, informa que, neste sábado  (12/11), atualiza a situação epidemiológica da Monkeypox no Amazonas. Nas últimas 24h, nove novos casos suspeitos da doença foram notificados pelas  autoridades de saúde.

Os detalhes do documento estão disponíveis no site da Fundação, no endereço:  https: https:www.fvs.am.gov.br.

Neste informe, o cenário no Amazonas foi atualizado para 622 notificações, 267 confirmados, 300 descartados, 55 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença. 

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Orientações de prevenção para a população

 - Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;

- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

- Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;

- Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;

- Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Foto: Maurício Neto /FVS-RCP