NOTÍCIAS

Medicina Tropical: Técnicos do Amazonas participam de congresso nacional com 10 produções científicas
Última atualização: 15 de Novembro de 2022 - 16:08

Produções científicas apresentadas pelo Amazonas abordam temas das vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Laboratorial

 

Uma comitiva de 10 técnicos da Saúde do Amazonas participa, até amanhã (16/11), do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), em Belém, no Pará. O evento é a maior iniciativa multidisciplinar e medicina tropical na América Latina e a equipe do Amazonas integra a atividade com 10 pesquisas científicas.

O evento marca o retorno das atividades presenciais da sociedade científica. Os técnicos fazem parte da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

As produções científicas apresentadas pelo Amazonas abordam temas das vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Laboratorial. “São temas de grande relevância para a área da Vigilância em Saúde e integram esse evento, que conta com especialistas renomados nacionais e internacionais”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A apresentação das 10 produções científicas pela FVS-RCP é fruto da atuação na pesquisa em Vigilância em Saúde desenvolvida pelos pesquisadores da instituição a partir do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

“Temos orgulho de apresentar os trabalhos, de forma oral e em e-pôsteres (pôsteres digitais), para cerca de 3 mil participantes do evento. Tudo graças à parceria e ao trabalho cotidiano dos pesquisadores que desenvolvem os trabalhos, visando o desenvolvimento da ciência e melhoria da saúde no Amazonas”, ressalta o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros.

Uma das técnicas da FVS-RCP que apresentaram e-pôsteres no congresso foi a bióloga Érica Chagas, da subgerência de Entomologia (Sgento) da fundação. “Participar de um evento desse tipo é importante, porque permite divulgarmos o trabalho da FVS; os trabalhos de pesquisa que a FVS vem realizando; e nos permite conhecer o que as outras instituições renomadas vêm desenvolvendo, sobre a temática que também trabalhamos”, afirmou Érica.

A bióloga integra o congresso com o e-pôster “Conhecimentos, percepções e atitudes de comunitários e agentes de saúde em relação à Leishmaniose Tegumentar Americana em Manaus, Amazonas”.

O 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP) é uma iniciativa da sociedade que dá nome ao congresso. O evento iniciou no domingo (13/11) e se encerra amanhã (16/11), no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, no Pará.

 

 

 

 

 

 

Produção Científica

Participaram presencialmente do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP) os seguintes técnicos da FVS-RCP:

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP; Daniel Barros, diretor técnico da FVS-RCP; Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental; Myrna Barata, gerente de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária; Érica Chagas, da Subgerência de Entomologia; Jair Pinheiro, da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Ruth Cruz, Marlúcia Garrido e Renata Lia, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM); e Patrick Barbosa, apoiador da Vigilância Ambiental em Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, mediou a mesa redonda sobre mortalidade em tempos de Covid-19. E a apresentação oral foi realizada por Ruth Cruz do Lacen-AM sobre a produção “Contribuição do PCR em tempo real na confirmação de casos de Doença de Chagas no Estado do Amazonas”.

Os e-pôsteres apresentados pela equipe da FVS-RCP foram: “Principais espécies de micobactérias não tuberculosas na região norte, 2019-2021”; “Prevalência de genes de resistência em bacilos Gram negativos resistentes a carbapenêmicos provenientes de diferentes hospitais de Manaus – AM”; “Bionomia vetorial de Anopheles darlingi Root, 1926 na comunidade Saubinha, município de Coari, estado do Amazonas”; “Conhecimentos, percepções e atitudes de comunitários e agentes de saúde em relação à Leishmaniose Tegumentar Americana em Manaus, Amazonas”; “Fatores de riscos relacionados à transmissão da malária humana em uma comunidade rural no município de Coari, Amazonas, Brasil”; “Aspectos da sindemia de Covid-19 e tuberculose no estado do Amazonas”; “Análise de sífilis gestacional por faixa etária no estado do Amazonas, 2015-2020”, “Doença de Haff: descrição de um surto no estado do Amazonas, agosto a outubro de 2021”, “Síndromes respiratórias no Estado do Amazonas: multiplicidade de agentes causais em meio à pandemia de Covid-19”.

Referência

A FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é responsável pela Vigilância em Saúde do estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP

LEGENDA: Equipe do Amazonas participa com 10 pesquisas científicas no maior evento multidisciplinar e de medicina tropical da América Latina

SONORA: Daniel Barros, diretor técnico da FVS-RCP