NOTÍCIAS

Lacen-AM capacita equipe técnica para diagnóstico microbiana
Última atualização: 11 de Novembro de 2022 - 15:50

 

Treinamento visa agilizar identificação de microrganismos 

 

A coordenação de Microbiologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realizou, na segunda-feira (08/11) e quinta-feira (10/11), treinamento operacional do equipamento Vitek MS, utilizado para o diagnóstico e identificação de fungos e bactérias, visando acelerar os resultados das análises realizadas pelo Lacen-AM. 

O Lacen-AM é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A implantação de uma metodologia desse porte, vai proporcionar uma identificação rápida e eficaz dos microrganismos, melhorando a resposta para o paciente, médico e Vigilância em Saúde. 

Com o uso do novo equipamento, o resultado para o diagnóstico de infecções causadas por leveduras e bactérias ganhará maior precisão e agilidade, além de apresentar, mais detalhadamente, o perfil das espécies que mais acometem os indivíduos de forma patogênica, viabilizando assim planejamento para prevenção e controle de doenças causadas por eles.

Uma das aplicações do equipamento é no monitoramento da Candida auris, fungo causador de infecções graves, apontadas como um problema de saúde pública. 

Segundo a biomédica do Lacen-AM, Layssa Barroso, as cepas das amostras de fungos (leveduras) eram encaminhadas para o laboratório de referência nacional. “Com o equipamento, podemos aplicar a metodologia e obter o diagnóstico de forma mais rápida e precisa em até 24 horas em nosso próprio laboratório, sem a necessidade de enviar para laboratórios de apoio externo”, comenta Layssa.

De acordo com o também farmacêutico bioquímico do Lacen-AM Rildo Lima, o equipamento identifica  microrganismos cultivados a partir de amostras humanas. “É uma das técnicas mais modernas e revolucionárias para o diagnóstico microbiológico e vem sendo utilizada em laboratórios de microbiologia, substituindo os métodos convencionais para a identificação bacteriana e fúngica na rotina do laboratório clínico”, disse. 

 

 

 

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP

Legenda: Treinamento ocorreu na quarta-feira (09/11) e quinta-feira (10/11)