NOTÍCIAS

Monkeypox: Saúde atualiza quadro da doença, sem casos confirmados da doença neste sábado (26/11)
Última atualização: 26 de Novembro de 2022 - 15:15

 

Detalhes da publicação estão disponíveis emwww.fvs.am.gov.br 

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde informa, neste sábado (26/11), atualiza a situação epidemiológica da Monkeypox no Amazonas, sem novos casos confirmados da doença. 

 

Detalhes da publicação estão disponíveis emwww.fvs.am.gov.br 

Neste informe, há 3 notificações de casos suspeitos para monkeypox no Amazonas. Com isso, o atual cenário passa a ser de 713 notificações, 305 confirmados, 351 descartados, 57 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.

 

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Orientações de prevenção para a população

 - Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;

- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

- Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;

- Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;

- Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.

 

FOTO: Maurício Neto /FVS-RCP