NOTÍCIAS

Podcrest: Novo episódio de podcast destaca impactos dos agrotóxicos na saúde
Última atualização: 29 de Novembro de 2022 - 16:26

Episódio aborda a identificação e prevenção dos riscos associados aos agrotóxicos

 

Com um episódio abordando a identificação e prevenção dos riscos associados aos agrotóxicos na saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lança, nesta terça-feira (29/11), a nova edição do Podcrest, um podcast sobre Saúde do Trabalho disponível em: www.fvs.am.gov.br/podcrest.

O Podcrest é produzido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da FVS-RCP. O sexto episódio, com o tema “Agrotóxicos e seus impactos sobre a saúde”, aborda: uso de agrotóxicos; fatores condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana; medidas de prevenção e controle de riscos ambientais relacionados ao assunto.

A fonoaudióloga do Cerest-AM da FVS-RCP, Socorro Soares, destaca que o novo episódio visa contribuir para a identificação e prevenção dos riscos associados ao uso dos agrotóxicos à saúde humana.

“Buscamos sensibilizar as equipes de saúde para notificação de casos e orientação da população em prol da melhoria das condições de vida nas comunidades expostas ou potencialmente expostas aos agrotóxicos”, comenta Socorro.

Nesta edição do Podcrest, os ouvintes podem contar com a apresentação das fonoaudiólogas do Cerest-AM, Socorro Soares e Ana Cristina Régis.

A edição também conta com a entrevista do sanitarista e coordenador do GT-agrotóxicos (Grupo de Trabalho Interinstitucional do Amazonas), Nailton Lopes; e do Doutor em Ciência de Alimentos e Coordenador de Amostragem do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa (PARA/Anvisa), Augusto Kluscóviski Jr. Os entrevistados também são integrantes da FVS-RCP.

 

‘Podcrest’

O “Podcrest – Conversas e Referências em Saúde do Trabalhador” é um podcast que contempla recurso de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador destinada a profissionais de saúde, de educação e de produção rural, instituições e associações, além da sociedade em geral.

É uma forma de estabelecer conexão do trabalhador com o Cerest-AM e técnicos que desenvolvem as atividades profissionais no setor integrante da FVS-RCP. Por meio da ferramenta, são realizadas interações, uso de linguagem informal, levando aproximação e conhecimento de forma mais leve e de entendimento fácil para o público.

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui a Vigilância em Saúde do Trabalhador por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP

 

LEGENDA:  O Podcrest contempla recursos de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador.