Dezembro Vermelho: Ação de combate ao HIV/Aids atende comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes
Última atualização: 14 de Dezembro de 2022 - 15:55

A intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/Aids, integrando a campanha Dezembro Vermelho, da Prefeitura de Manaus, foi promovida, na manhã desta quarta-feira, 14/12, nas comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes, no bairro Tarumã, na zona Oeste da cidade.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Distrito de Saúde (Disa) Oeste, contou com a oferta de teste rápido para HIV com o apoio de Unidades Móveis de Testagem Rápida, distribuição de preservativos, caminhada de mobilização nas ruas das comunidades e distribuição de material educativo.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, Rúbia Medeiros, explicou que, mesmo com as ações intensificadas nas UBSs durante o mês, a programação na área do bairro Tarumã representou o Dia “D” de mobilização do Dezembro Vermelho na zona Oeste de Manaus, sensibilizando a comunidade para as medidas de prevenção e controle do HIV/Aids.

“A intenção é reforçar a conscientização sobre a importância da realização do teste rápido, que é oferecido durante todo o ano em 194 unidades de saúde em Manaus. O teste rápido é mais acessível, com resultado em 30 minutos, e o paciente pode descobrir a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado para manter uma boa qualidade de vida”, afirmou Rúbia Medeiros.

A ação foi desenvolvida nas duas comunidades também com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindalva Damasceno, equipe itinerante de saúde da Semsa e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo o diretor da UBS Lindalva Damasceno, Luiz Martins Júnior, o teste rápido para HIV é oferecido na rotina de serviços da UBS e das quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que atendem as comunidades na área do Tarumã. “É um trabalho importante para a prevenção e controle do HIV/Aids, incluindo também a distribuição de preservativos durante todo o ano e palestras para que a população tenha consciência sobre a prevenção e também que quanto mais precocemente é feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, ressaltou Luiz Júnior.

Para Maria Darcy Silva, 55 anos, moradora da comunidade Cidade das Luzes, a ação realizada no Dezembro Vermelho é importante para orientar mais a população. “Muitas pessoas estão doentes e não têm conhecimento. Por isso, é importante orientar sobre todas as doenças. Com essa ação aqui, temos mais facilidade, porque tudo fica perto da população”, afirmou Maria Darcy.

Casos

Em 2021, o número de casos novos de HIV chegou a 1.425 no município de Manaus e houve o registro de 808 casos de Aids, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV com o paciente desenvolvendo, por causa da baixa imunidade, sintomas e infecções oportunistas, como a tuberculose.

Neste ano, de janeiro a novembro, o município de Manaus já registrou 1.561 novos casos de HIV, sendo 1.113 na faixa etária de 20 a 39 anos. Além disso, Manaus notificou este ano 373 casos de Aids, com 226 casos na faixa etária de 20 a 39 anos.

Foto: Elienai Emanuel/Semsa