NOTÍCIAS

Vigilância em Saúde do Amazonas apresenta planejamento estratégico para 2023
Última atualização: 21 de Dezembro de 2022 - 15:50

Metas e objetivos vão guiar as atividades da FVS-RCP no próximo ano

 

A Fundação de Vigilância em Saúde - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), apresentou, nesta quarta-feira (21/12), o Planejamento Estratégico de ações do órgão para 2023. A apresentação foi realizada para mais de 800 profissionais que atuam na vigilância, durante evento realizado no Centro de Convenções do Amazonas -  Vasco Vasques, em Manaus.

O planejamento estratégico é um processo que permite melhor definição das tomadas de decisões de uma instituição, visando atingir objetivos, dentro do contexto definido pela equipe da gestão. Pela estratégia, são identificadas oportunidades que se tornam importantes para impulsionar as metas da instituição organizacional.

Os trabalhos foram conduzidos pela diretora-presidente, Tatyana Amorim; seguida do diretor técnico, Daniel Barros; e o diretor administrativo-financeiro, José Assunção. Todos os departamentos e núcleos apresentaram as principais propostas de fortalecimento de ações para 2023, em formato de vídeo reproduzido durante o evento. 

O planejamento estratégico inclui medidas a serem adotadas para as cinco áreas de atuação da Vigilância em Saúde: Ambiental, Saúde do Trabalhador, Epidemiológica, Laboratorial e Sanitária.

“Esse é um momento importante para a nossa fundação que tem como missão combater as endemias da região amazônica. Neste evento, queremos também agradecer a cada um dos funcionários que contribuem para construirmos juntos mais um capítulo na história da saúde coletiva do Amazonas”, ressaltou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, também destacou a dedicação dos funcionários. "Quero agradecer a todos os técnicos que acreditaram que, juntos, fazemos a diferença para a saúde de cada cidadão amazonense, trazendo a saúde, por meio da prevenção e orientações para que se possa ter uma vida saudável e feliz”, pontuou.

José Assunção, diretor administrativo-financeiro da FVS-RCP, destacou também que o planejamento orçamentário da área técnica da instituição é essencial para guiar as atividades administrativas e financeiras. “Cada um dos setores da área técnica possui seus respectivos planejamentos de compras. Então, são desenvolvidas as demandas em cima do que foi planejado. Esse planejamento é hiper importante para a área administrativa financeira que trabalha em função da área técnica”, disse Assunção.  

Para a elaboração dos planos de cada área, foram considerados pontos importantes como os desafios enfrentados na gestão, processos e ações de serviço, reconhecendo pontos de aprimoramento e fortalezas presentes nas equipes. Além disso, as equipes foram estimuladas a avaliar as potenciais melhorias, mensurando-as, e buscar resultados positivos para incluir nas ações futuras.  

Na ocasião, a FVS-RCP entregou, por meio de seus diretores, Certificado de Menção Honrosa ao secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, devido ao fortalecimento da saúde pública do estado, demonstrando compromisso e responsabilidade com a população amazonense. "A FVS literalmente salva vidas. É impressionante o trabalho que vocês realizam que é de excelência e em nome da população quero agradecer a todos vocês”, enfatizou o secretário. 

Objetivos para 2023

No geral, o planejamento da FVS-RCP contempla aprimoramento da Vigilância Laboratorial, com ampliação da oferta de processos e exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) e pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron); da Vigilância Ambiental com o fortalecimento do plano de redução de doenças, como malária, arboviroses e zoonoses.

Na Vigilância Sanitária, segue sendo fortalecida a atuação de educação e fiscalização frente a serviços, como os de saúde desempenhados em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais.

Já na Vigilância Epidemiológica, o monitoramento de doenças, como Mpox e Covid-19, a ampliação das coberturas vacinais, além do desenvolvimento de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais seguem em fortalecimento.

Também serão fortalecidas em 2023: a transparência de dados epidemiológicos para a população amazonense e a realização de produções científicas voltadas à pesquisa em Vigilância em Saúde no Amazonas.  

Confraternização 

Ao fim das apresentações, os servidores públicos da Vigilância em Saúde participaram da confraternização de fim de ano da FVS-RCP. A festa reuniu profissionais da sede administrativa, do Laboratório Central do Amazonas (Lacen-AM), do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Gerência de Imunização (GEIM) e do Almoxarifado.

“A iniciativa está de parabéns, muito bem organizada. É extremamente importante esse compartilhamento de preparação para o próximo ano envolvendo todas as áreas da fundação”, destacou o técnico Ramon Lisboa que atua nas ações estratégicas de vacinação da FVS-RCP em parceria com as secretarias municipais de saúde.

Outra funcionária que participou do evento foi Assunção Viana, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE). “É uma oportunidade maravilhosa, porque a gente avalia o que ocorreu e planeja melhorias para o ano seguinte. Dessa forma, os desafios se tornam mais fáceis de serem superados”, afirmou. 

Carlos Fabian, do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), enfatizou que o momento também foi oportunidade de confraternizar com os colegas das unidades da FVS-RCP que são localizadas em diferentes bairros da capital. “É muito bom poder se reunir com os colegas e queremos também agradecer à organização pela iniciativa”, disse o funcionário.  

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP

SONORA: Carlos Fabian, técnico do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP.

LEGENDA: Evento de Planejamento Estratégico seguido de confraternização foi realizado nesta quarta-feira (21/12).