Profissionais da FVS-RCP participam de curso de formação em Metodologias Ativas
Última atualização: 3 de Março de 2023 - 14:07

Curso ocorre no auditório da instituição

Gestores e profissionais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atuam em processos formativos de capacitação, participam até sexta-feira (03/10) do curso de Formação Pedagógica em Metodologias Ativas.

Realizado no auditório da instituição, o curso é promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP e tem por finalidade desenvolver práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem nos processos de formação dos profissionais.

A pedagoga do setor de Capacitação da FVS-RCP, Elcilene Codovil, comenta que as metodologias ativas auxiliam para que o público aprenda de forma satisfatória os conteúdos que são ministrados.

“As metodologias ativas transformam o público em protagonista do conhecimento, pois o ensino e a aprendizagem não estarão apenas focados em quem está ensinando, mas também estará focado em quem está aprendendo”, destaca Elcilene.

Timóteo Watanabe, coordenador do NEP/FVS-RCP, destaca que estas metodologias beneficiam a integração da população com os órgãos municipais e estaduais que atuam juntamente com a FVS-RCP.

“As metodologias ativas podem ter o maior alcance com a integração das equipes de vigilância em saúde com a população e os demais órgãos municipais e estaduais que atuam juntamente com a FVS-RCP nas ações executadas no estado”, pontua Timóteo.

NEP

O NEP na FVS-RCP tem por missão desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico e de interação com a sociedade, em conformidade com a finalidade Institucional de promover e proteger a saúde, mediante o ensino e pesquisa aplicados às ações de Vigilância em Saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas, baseado em evidências científicas.

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Evento ocorre até esta sexta-feira (03/03)