Expo-TB: Alunos participam de atividades educativas sobre a Tuberculose
Última atualização: 14 de Março de 2023 - 19:24

Os estudantes também apresentaram trabalhos elaborados em sala de aula

Alunos do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Doutor José Aldemir de Oliveira, no bairro João Paulo, zona leste de Manaus, participaram, na tarde desta terça-feira (14/03), da Exposição de Tuberculose (EXPO-TB) que integra a programação da Campanha de Combate à Tuberculose no Amazonas.

A campanha é coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A iniciativa ocorre ainda em parceria com Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, Programas Municipais de Controle da Tuberculose, Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc).

Esta foi a primeira Expo-TB realizada, neste ano, em uma escola da rede municipal de ensino para promover conhecimento sobre a doença, transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose. Também foram apresentadas diversas atividades desenvolvidas pelos alunos, juntamente com os professores e profissionais de saúde.

Lara Bezerra, coordenadora do PECT-AM, destaca que os alunos demonstraram o que aprenderam sobre a doença por meio de cartazes, paródias e oficinas teatrais.

“Foi um momento muito produtivo de educação em saúde, em que os alunos saíram da escola com maior conhecimento sobre a doença para compartilhar com seus familiares e amigos”, comenta Lara.

A diretora do Cime Professor Doutor José Aldemir de Oliveira, Zilene Trovão, destaca que a ação é significativa e importante. “O evento fortaleceu o trabalho de prevenção à tuberculose e de outras, e também de outras doenças que podem atingir nossos alunos”, comenta a gestora.

Cenário

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.

No Amazonas, em 2022, foram registrados 3826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 08 em março. Os dados estão disponíveis em painel epidemiológico em: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/126/2.

Ainda no estado, somente em 2022, 1.346 pessoas foram beneficiadas pelo tratamento da ILTB que reduz em até 90% o risco de desenvolver tuberculose.

Expo-TB faz parte da programação da campanha de combate à tuberculose de 2023

TEXTO: Maurício Neto/FVS-RCP

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP

LEGENDA: Expo-TB faz parte da programação da campanha de combate à tuberculose de 2023