NOTÍCIAS

Março Lilás: Saúde do Amazonas participa de encerramento da campanha de prevenção ao câncer de colo de útero
Última atualização: 31 de Março de 2023 - 18:33

Campanha busca conscientizar à sociedade sobre a prevenção à doença

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta sexta-feira (31/03), da ação educativa na feira Manaus Moderna e Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no bairro Centro, zona sul de Manaus.

Participaram da ação servidores da FVS-RCP, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

A mobilização marcou o encerramento da campanha Março Lilás, que visa conscientizar a população para a prevenção ao câncer de colo de útero. Foram entregues materiais informativos sobre a doença, além de orientações sobre prevenção e tratamento.

Fabrício Melo, que é técnico da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDNT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, destaca que a mobilização buscou reforçar a importância dos cuidados para evitar novos casos da doença.

“Mostramos para a população a importância do diagnóstico da doença, da realização do Papanicolau, que é o exame preventivo que detecta alterações pré-cancerígenas precoces, e também informações sobre a vacina do HPV, que é uma forma de prevenção da doença”, destaca Fabrício.

Palestra na CGE

Uma das ações realizadas durante a campanha Março Lilás, pela FVS-RCP, foi a palestra sobre o câncer de colo de útero para as servidoras na Controladoria Geral do Estado (CGE), no dia 24 de março. Ministrada pela enfermeira da FVS-RCP, Anny Beatriz, a palestra abordou temas como a manifestação da doença, formas de tratamento e a importância da prevenção.

Março Lilás

A campanha do Março Lilás visa conscientizar a sociedade sobre o tratamento e prevenção ao câncer de colo de útero, por meio de ações educativas e informativas realizadas em todo o estado do Amazonas. O tema deste ano foi “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”.

 

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Mobilização ocorreu na manhã desta sexta-feira (31/03)