Contra a Poliomielite: Amazonas intensifica prevenção e controle da paralisia infantil no Alto Solimões
Última atualização: 14 de Abril de 2023 - 14:52

Equipes técnicas estão no interior capacitando municípios

O Amazonas intensifica, nesta primeira quinzena de abril, a prevenção de poliomielite no Alto Solimões. A ação ocorre pela parceria interinstitucional do Governo do Amazonas, prefeituras municipais de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems), Secretaria Especial de Atenção Indígena (Sesai), Forças Armadas, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Pelo Governo do Amazonas, as ações estão sendo lideradas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A Sesai está atuando por meio dos Distritos de Saúde Especiais Indígenas (DSEI’s).

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, destaca que a ação visa prevenir casos de poliomielite no Alto Solimões, próximo ao Peru, onde foi registrado um caso da doença.

“Desde que tivemos a notificação de um caso de poliomielite no Peru, nós imediatamente chamamos os secretários municipais da região de fronteira com este país e orientamos a intensificação da vacina contra a paralisia infantil. É importante que nós aumentemos a porcentagem de proteção contra essa doença”, destaca Samad.

As equipes técnicas seguem nos três municípios até esta sexta-feira (14/04). As ações incluem capacitação e apoio técnico para as secretarias municipais de saúde das cidades, tanto na área urbana quanto nos DSEI’s. Na ação, estão sendo intensificadas a cobertura vacinal contra poliomielite e o fortalecimento do monitoramento da Paralisia Flácida Aguda (PFA), que está ligada à poliomielite.

Além disso, outros aspectos clínicos estão sendo abordados para orientar tecnicamente os profissionais de saúde desses municípios. “O monitoramento é de extrema importância para prevenir o retorno da doença no Amazonas. Através do monitoramento constante, é possível identificar pontos para fortalecimento e direcionar esforços técnicos”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

“Frente ao alerta do Ministério da Saúde, sobre o assunto, e considerando a fragilidade na Tríplice Fronteira, as forças de saúde vem com intuito de fortalecer a prevenção com êxito”, afirma o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo.

Durante as capacitações e orientações técnicas no Alto Solimões, a cobertura vacinal contra poliomielite é um dos assuntos enfatizados. Pelo Ministério da Saúde, a meta desse índice é de 95%, mas os municípios visitados apresentam situação vacinal abaixo dessa meta: Atalaia do Norte (53,57%), Benjamin Constant (37,8%) e Tabatinga (60,5%).

O presidente do Cosems-AM, Manuel Barbosa de Lima, destaca que a ação de intensificação de controle à poliomielite é importante para estimular a cobertura vacinal dos três municípios visitados (Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga). “É importantíssimo esse esforço em conjunto para assegurar uma cobertura vacinal ampla e efetiva contra a poliomielite no Alto Solimões”, afirma Manuel, que também é secretário municipal de saúde de Boca do Acre.

Doses distribuídas

A FVS-RCP, por meio da coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado, distribuiu, em 2022, 50.160 doses de vacina contra poliomielite para esses três municípios do Alto Solimões, sendo 7.825 para Atalaia do Norte, 18.690 para Benjamin Constant, e 23.645 para Tabatinga. Os dados constam no sistema de registro de vacinação oficial do Ministério da Saúde.

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poli vírus, que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas, e provocar ou não paralisia.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Ações de prevenção ocorrem nesta primeira quinzena de abril.