Notícias



Dia Mundial da Voz: FVS-RCP participa de campanha sobre cuidados com a voz nesta sexta-feira (14/04)
Última atualização: 14 de Abril de 2023 - 16:06

Ação ocorreu na Feira da Manaus Moderna

 

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no domingo (16/04), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), integrou a 18ª edição da campanha Amigos da Voz, ação de mobilização social sobre cuidados com a voz, realizada, nesta sexta-feira (14/04), na feira Manaus Moderna, no bairro Centro, zona sul de Manaus. 

Na edição de 2023, a campanha tem como tema “Voz: conexão sem fronteiras”. Pela FVS-RCP, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM) integrou a ação de abordagem educativa com trabalhadores que fazem uso da voz falada ou cantada no cotidiano de trabalho. A ação também contou com a participação do Cerest de Manaus. 

A fonoaudióloga do Cerest-AM, Socorro Soares, destaca que a campanha atua na conscientização da população a respeito dos cuidados necessários com a saúde da voz, indicando medidas preventivas contra doenças, alertas de para a procura de diagnósticos com o profissional médico ou fonoaudiólogo, bem como direcionamentos a respeito de possíveis tratamentos.

“Apesar de nem sempre ser identificada como algo a ser cuidado ou tratado, a saúde da voz demanda atenção. A disfonia, que é o problema com a voz, é identificada quando há dificuldade na produção natural da voz, comprometendo o desempenho satisfatório da fala, tanto na sua comunicação interpessoal como na profissional”, ressalta Socorro. 

Fatores de risco

Para prevenir problemas com a voz, é preciso estar atento a alguns fatores de risco, como fumar e ingerir bebida alcoólica; uso vocal em alta demanda como falar frequentemente ao telefone; falar em situações de competição sonora; gritar e falar em forte intensidade; automedicação; alta ingestão de bebida alcoólica; falar com esforço; falar em público sem orientação prévia; tosse constante; uso de drogas; hidratação insuficiente; e dieta inadequada. 

 

 

 

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Campanha foi realizada nesta sexta-feira (14/04). 


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.