Saúde participa da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas
Última atualização: 18 de Abril de 2023 - 10:00
Evento é uma parceria do Governo do Estado e da Articulação das Organizações e Povos Indígenas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta segunda-feira (17/04), da abertura da primeira edição da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas.
O evento ocorreu no Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado no bairro Crespo, zona sul de Manaus. A iniciativa segue até a próxima quarta-feira (19/04). O evento é uma parceria da Fundação Estadual do Índio (FEI) com a Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam).
A FVS-RCP trabalha em parceria com as instituições que promovem saúde dentro das áreas indígenas, como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio dos Distrito Sanitários Especiais de Saúde (DSEI’s).
Uma ação de destaque da FVS-RCP é o projeto da eliminação da malária, onde aproximadamente 40% dos casos estão em área indígena. Então, é importantíssima a ação interinstitucional composta por parcerias entre a fundação e as instituições que cuidam da saúde dos indígenas para controlar e eliminar essa doença.
“O evento é uma oportunidade de debater vários temas junto a essas populações indígenas. As questões que afetam a população indígena e que são prioridades, para esses povos, deve ser sempre considerada nas políticas públicas”, ressalta Elder Figueira, chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVE) da FVS-RCP.
Conferência
Com o tema “Um só povo e uma só voz”, o Governo do Amazonas, por meio da FEI em parceria com a Apiam, realiza de 17 a 19 de abril, a primeira Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus.
Durante os três dias, o evento reunirá 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas do Amazonas. O objetivo é debater o etnodesenvolvimento dos povos originários, mantendo e fortalecendo suas formas de organização.
A programação do evento reúne palestras voltadas para discutir políticas públicas indigenistas e apresentações culturais para celebrar esse momento simbólico e histórico para o Estado.
FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP
Legenda: Programação ocorre até a próxima quarta-feira.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.