Saúde participa de capacitação para prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Última atualização: 18 de Abril de 2023 - 10:07
Objetivo é fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes
Servidores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participaram, nesta terça-feira (18/04), de treinamento sobre prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no 56º Festival Folclórico de Parintins. A iniciativa ocorreu na Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), em Manaus.
O treinamento é uma realização do Fundo das Nações Unidas (Unicef). Entre os assuntos em pauta, o Unicef abordou as formas de abuso e exploração sexual em grandes eventos para que os técnicos estejam sensíveis na identificação de casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes e possam denunciar o crime, além de oferecer apoio e suporte necessário as vítimas.
Pela FVS-RCP, a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (GVDANT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, é responsável pela Vigilância da Violência. Técnica do GVDANT, a psicóloga Cassandra Torres destaca que as violências sexuais contra crianças e adolescentes são fortemente marcadas pelas desigualdades sociais.
"Enquanto setor saúde, estamos atuando para fortalecer o combate e a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes também durante o Festival de Parintins, um evento grandioso, que atrai muitos turistas e que pode aumentar o risco do turismo com fins de exploração sexual”, destaca Cassandra.
Pela FVS-RCP, também participaram do treinamento técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM) e Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
Ação integrada
Durante o festival, técnicos da FVS-RCP realizam ações integradas de orientação e fiscalização em comércios, festas de rua, restaurantes, agências de turismo, hospedagens e demais pontos de concentração de brincantes, com o objetivo de alertar o público sobre os crimes sexuais.
FOTOS: Rogger Luke/FVS-RCP
Legenda: A prevenção contra exploração sexual de menores de idade requer um esforço conjunto de diversos setores da sociedade
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.