Abril Verde: podcast da Vigilância em Saúde destaca prevenção a acidentes do trabalho
Última atualização: 28 de Abril de 2023 - 15:07

Episódio busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

Em celebração à campanha Abril Verde, mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, o décimo episódio do “Podcrest” aborda a importância da saúde e segurança do trabalhador e da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. O episódio está disponível em: www.fvs.am.gov.br/podcrest.

O Podcrest é produzido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Com o tema “O trabalhador não é invisível”, o episódio visa chamar a atenção da sociedade para o problema das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e também da importância de ter um ambiente de trabalho seguro.

"Este episódio visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes, de doenças ocupacionais que ocorrem no ambiente de trabalho e compreender o conceito de qualidade de vida neste ambiente para promover a satisfação do trabalhador”, destaca Socorro Soares, fonoaudióloga do Cerest-AM.

Esta edição do “Podcrest” conta com a entrevista da Procuradora do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, Dra. Joali Ingracia Santos de Oliveira. Os ouvintes contam com a apresentação das fonoaudiólogas do Cerest-AM, Socorro Soares e Ana Cristina Régis.

Abril Verde

A campanha do Abril Verde busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Além disso, o movimento busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

‘Podcrest’

O “Podcrest – Conversas e Referências em Saúde do Trabalhador” é um podcast que contempla recurso de educação em saúde voltada para a saúde do trabalhador e destinada a profissionais de saúde, de educação e de produção rural, instituições e associações, além da sociedade em geral.

A iniciativa é uma forma de estabelecer conexão do trabalhador com o Cerest-AM e técnicos que desenvolvem as atividades profissionais no setor integrante da FVS-RCP. Por meio da ferramenta, são realizadas interações, uso de linguagem informal, levando aproximação e conhecimento de forma mais leve e de entendimento fácil para o público.

FOTO: Maurício Neto/FVS-RCP
Legenda:  Episódio destaca a importância a segurança do ambiente de trabalho