Risco de automedicação: Saúde do Amazonas encerra campanha alertando para cuidados com medicamentos
Última atualização: 5 de Maio de 2023 - 21:37

Encerramento ocorreu nesta sexta-feira (05/05)

A campanha de “Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação” foi encerrada, nesta sexta-feira (05/05), com programação voltada à população no estacionamento recuado do Complexo da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A iniciativa objetiva orientar sobre riscos de automedicação, responsabilidade na guarda, uso e transporte de medicamentos.

A iniciativa é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A campanha conta com outros 26 parceiros entre instituições públicas e privadas.

Nesta sexta-feira (05/05), a programação incluiu apresentação de serviços de saúde das instituições parceiras à FVS-RCP. Estiveram entre as ações: orientações sobre políticas relacionadas a drogas (dependência de medicamentos), uso irracional de analgésicos e uso indiscriminado de fitoterápicos; exposições de Educação em Saúde, além de ações extra o contexto da saúde, como feira itinerante de produtos regionais e distribuição de mudas arbóreas.

O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, o farmacêutico Jackson Alagoas, destaca a importância de trazer o tema para a população. “Muitas pessoas recorrem à automedicação como forma rápida e fácil de tratar sintomas, sem levar em consideração os riscos envolvidos. É importante compreender que a automedicação pode ser perigosa e trazer consequências graves à saúde”, alerta.

Também participando do encerramento da campanha, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) alertou sobre os riscos da automedicação na população idosa. "Esse evento é fantástico, porque está reunindo pessoas que se interessam para que você não adoeça. E para não adoecer, tem que ter muito cuidado com medicamentos. Não tome medicamento sem prescrição médica", destacou o reitor da Funati, Euler Ribeiro.

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF/AM) destacou a importância, também, de fazer uso de medicamentos de maneira adequada. "Usar o medicamento na dose certa, no horário certo e pelo tempo certo. Tudo devidamente indicado no receituário médico", destacou a presidente do CRF/AM, Luana Santana.

O empresário Bruno Ferreira, de 39 anos, foi uma das pessoas que foi conferir a campanha. "Uma atitude de muita relevância social para que as pessoas tomem a consciência do controle ou cuidado à automedicação", afirmou.

Instituições parceiras

Pela FVS-RCP, participam áreas técnicas de Vigilância Ambiental, por meio de ações de prevenção à dengue, à malária, a zoonoses, além de entomologia. Também fazem parte ações de prevenção à tuberculose, Infecçções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Vigilância Sanitária e Vigilância Laboratorial, por meio do Lacen-AM.

Os demais parceiros da ação incluem:

Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Farmácia Pague Menos, Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Supermercado Veneza, Restaurante Habib’s, Grupo Tapajós/Drogarias Santo Remédio, Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Universidade Nilton Lins, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Estácio de Sá e Universidade Paulista (UNIP).

TEXTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP