Multivacinação: treinamento para fortalecer cobertura vacinal no Amazonas segue até esta sexta-feira (12/05)
Última atualização: 12 de Maio de 2023 - 15:27

Treinamento técnico ocorreu ao longo da semana no Centro de convenções Vasco Vasques

Segue até esta sexta-feira (12/05) o treinamento para campanha de multivacinação para fortalecer as ações de cobertura vacinal em todo o estado do Amazonas. O evento iniciou na segunda-feira (08/05), no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, na zona centro-oeste de Manaus.

A iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

A estratégia iniciou na segunda-feira (08/05) e contou com duas turmas de profissionais da saúde de municípios das nove regionais de saúde do Amazonas: entorno de Manaus e Alto Rio Negro, Rio Negro e Solimões, Médio Amazonas, Purus, Rio Madeira, Alto Solimões, Triângulo Juruá e Baixo Amazonas. A primeira turma ocorreu de 8 a 10 de maio e a segunda turma iniciou dia 10 de maio e segue até esta sexta-feira (12/05).

Entre os objetivos da iniciativa está a identificação das principais estratégias de vacinação a serem implantadas; o estabelecimento de atividades para o cálculo e estimativa das necessidades de recursos humanos e de insumos como vacinas, seringas, materiais, rede de frio e logística de distribuição; e formação, capacitação e atualização dos profissionais que atuarão nos programas de rotinas, intensificação e campanhas.

“Com as instruções compartilhadas de ações de saúde, a expectativa é que os municípios fortaleçam ainda mais as ações para alcance das metas de cobertura vacinal, incluindo as ações na área de imunização, atenção básica e vigilância. Cada profissional sai daqui muito mais qualificado para atender a população”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Lely Guzman, assessora para imunização da OPAS Brasil, acrescenta que a formação contribui muito nas ações dos municípios do estado do Amazonas com o público presente. “Tem sido uma atividade muito interessante, porque conseguimos reunir os municípios, os responsáveis pela vacinação, vigilância e atenção primária à saúde para trabalhar na metodologia do microplanejamento”, ressalta.

Municípios

A coordenadora de atenção básica de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), Nara Peres, destaca que o treinamento fortalece a importância da qualidade para a vacinação. “É importante para contribuir com o nosso conhecimento. Esse já é um serviço que prestamos para a população, mas precisamos fortalecer sempre a importância da qualidade”, disse Nara.

Raíssa Pantoja, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), destacou a importância da comunicação à população sobre a vacina. “Com os temas que foram colocados, entendemos a necessidade da qualificação da equipe e de uma comunicação eficiente”, acrescentou.

Oficina de microplanejamento

A oficina tem como objetivo formar profissionais que atuam nas áreas relacionadas com a imunização, vigilância epidemiológica, atenção primária à saúde, laboratório de saúde pública e saúde indígena para desenvolverem o processo de microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) que é o termo utilizado pela OPAS para a abordagem sistemática e integrada para o planejamento, implementação e monitoramento de programas de vacinação.

FOTO: Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Treinamento destaca qualificação nas ações de imunização nos municípios do interior do Estado.