Saúde divulga novo Boletim Epidemiológico de Influenza no Amazonas e alerta sobre a importância da adesão à vacinação
Última atualização: 16 de Maio de 2023 - 15:37

Boletim foi divulgado nesta terça-feira (16/05)

O novo Boletim Epidemiológico de Influenza no Amazonas está disponível, a partir desta terça-feira (16/05), alertando para a necessidade de a população aderir à campanha de vacinação contra a doença, disponível nos postos de vacinação coordenados pelas Secretarias Municipais de Saúde. O documento corresponde ao cenário de 2023 (até 13 de maio) e está disponível em: https://bit.ly/41CoS3z.

O boletim é uma produção da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O instrumento também recomenda a intensificação do monitoramento dos vírus da influenza que circulam no Estado.

Foram notificadas 132 hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Amazonas, sendo 61 por Influenza A (não subtipado), 40 por Influenza A (H1N1), 19 por Influenza A (não subtipável), 1 por Influenza A (H3N2) e 11 por Influenza B. Os casos não subtipados e não subtipáveis representam amostras de pacientes em que não foi possível identificar o subtipo específico de vírus da influenza A.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o cenário exige ações efetivas das Secretarias Municipais de Saúde para controle e monitoramento do vírus, além da adesão da população à vacinação. “A influenza é uma infecção viral altamente contagiosa que pode levar a complicações graves. É preciso intensificar o monitoramento, além da vacinação, que é a principal medida de prevenção à doença”, destaca.

A FVS-RCP reforça que, além da vacinação, é fundamental manter medidas de prevenção, como a higienização das mãos, uso de máscaras de proteção respiratória ao apresentar sintomas gripais, evitar contato próximo com pessoas doentes e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Vacinação

A campanha de vacinação contra influenza, realizada anualmente, tem como objetivo imunizar os grupos prioritários, reduzindo a incidência da doença e seus impactos na saúde pública. A vacina é segura e eficaz, protegendo contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação.

A população deve procurar os postos de vacinação das Secretarias Municipais de Saúde para verificar os locais e horários de vacinação disponíveis. É fundamental que todos os grupos prioritários participem da campanha e recebam a vacina.

Perfil

Das 132 hospitalizações, os jovens (com 20 anos ou menos) apresentaram 48% dos casos. A faixa etária referente a crianças de 1 a 4 anos apresentou o maior número de hospitalizações para o período, com 19% dos casos, seguida da faixa etária de menores de 1, com 15%.

Quanto aos sinais e sintomas mais frequentes, entre as hospitalizações, destacam-se: falta de ar (85%), tosse (81%) e febre (73%). Além disso, foi observado comprometimento respiratório evidenciado pelo raio X em 22%. Ainda das 132 hospitalizações, 55% apresentaram fatores de risco associados. Entre os mais frequentes estão: diabetes (32%), hipertensão (29%) e cardiopatias (25%).

FOTOS: Antonio Lima/Secom

Legenda:  Vacinação é a principal medida de prevenção contra a Influenza