Gripe: Saúde amplia vacinação contra influenza para toda a população do Amazonas a partir de 6 meses de idade
Última atualização: 17 de Maio de 2023 - 14:08

A informação consta no documento disponível em: https://bit.ly/434yQvP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga, nesta quarta-feira (17/05), a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população do Estado a partir dos seis meses de idade. O documento está disponível em: https://bit.ly/434yQvP.

Até esta quarta-feira (17/05), a cobertura vacinal da campanha atual da influenza no Amazonas atingiu 37,74%. A vacina continua disponível para crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos e mais, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência e população geral. A meta é vacinar 90% da população.

De todos esses públicos prioritários da campanha, o que mais avançou na cobertura foi o de povos indígenas vivendo em terras indígenas (59,35%), seguido de trabalhadores de Saúde (57,56%) e puérperas (55,90%).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça sobre a importância de se proteger contra a gripe. “Ainda seguimos no período de transmissão de vírus respiratórios, como o da influenza, que tem vacina eficaz que evita casos graves e internações hospitalares”, explica.

Tatyana acrescenta, ainda, que as Secretarias Municipais de Saúde, órgãos responsáveis pela execução da campanha em seus territórios, estão abastecidos com os imunizantes e devem divulgar as ações para ampliar as coberturas vacinais. “A Saúde está no esforço coletivo para incentivar e oportunizar a vacina a todos, mas sem a aceitação do cidadão, doenças evitáveis se mantêm em circulação, podendo ser fatal nos mais vulneráveis”, alerta a diretora.

Vacina eficaz

O imunizante é produzido com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional de vacinação.

FOTO: Antonio Lima/Secom

LEGENDA: As secretarias municipais de Saúde estão abastecidas com os imunizantes e devem divulgar as ações para ampliar as coberturas vacinais