NOTÍCIAS

Prevenção de infecções: Saúde do Amazonas capacita profissionais sobre cuidados do preparo da pele
Última atualização: 18 de Maio de 2023 - 18:48

Treinamento tem como objetivo prevenir infecção primária na corrente sanguínea

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (18/05), no auditório da instituição, um treinamento sobre Segurança do Paciente no preparo de pele voltadas para as unidades que tenham Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O evento teve como público alvo farmacêuticos, coordenadores de CCIH e coordenadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) das unidades. Entre os assuntos abordados na programação estão: a importância da antissepsia da pele esteve em pauta, que inclui o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas da pele.

Para a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS/FVS-RCP), Evelyn Campelo, o procedimento reduz o risco de infecções. “Ao abordar sobre antissepsia de pele para a passagem de cateteres venosos e de cateteres centrais nos procedimentos. É o preparo da pele do paciente para procedimentos cirúrgicos que fortalece a redução do risco de infecção”, destaca Evelyn.

Infecção Primária

Além dos cuidados do preparo da pele, outro assunto em pauta foi a Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS), que ocorre quando existe uma bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea). É considerada uma das infecções relacionadas à assistência de notificação e monitoramento obrigatório pela CCIH, definido pela Anvisa como infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS).

A enfermeira do CECISS/FVS-RCP, Yanna Freire, destaca que o cuidado com os instrumentos utilizados evita trazer riscos ao paciente. “A gente atua muito com as medidas de prevenção, a inserção segura dos equipamentos, a manutenção dos cateteres e dos dispositivos invasivos, o que diminui significativamente o risco de infecções em pacientes“, acrescentou.

 

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Processo garante a higienização correta em ambientes de saúde