Agrotóxicos: Saúde do Amazonas realiza treinamento sobre riscos à saúde dos produtos químicos, em Itacoatiara
Última atualização: 19 de Maio de 2023 - 18:43

Treinamento ocorre na comunidade Novo Remanso

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Vigilância de Populações expostas a agrotóxicos (GT Agrotóxicos) do Amazonas realiza, até esta sexta-feira (19/05), um treinamento voltado para boas práticas no uso de agrotóxicos e os riscos que eles trazem à saúde. A ação ocorre na comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus). O GT Agrotóxicos é coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O treinamento é uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da localidade, para que esses servidores atuem como disseminadores de informações e possam colaborar positivamente com o desenvolvimento sustentável da agricultura e evitar complicações de saúde devido ao uso incorreto desses produtos. As ações estão previstas no Plano de Ação Estadual do Programa de Vigilância a Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA).

Além da FVS-RCP, atuaram como facilitadores e palestrantes no treinamento servidores de diferentes instituições vinculadas ao tema, como a Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O treinamento é realizado através de aulas expositivas e metodologias integrativas que trabalham temas como classificação de agrotóxicos, seus efeitos sobre a saúde humana, aquisição desses produtos e destinação de embalagens vazias, paiol de agrotóxicos e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) que são usados no manuseio desses produtos químicos.

Na FVS-RCP, o GT Agrotóxicos está ligado ao Departamento de Vigilância Ambiental (DVA). A bióloga do DVA/FVS-RCP, Raiane Souza, uma das coordenadoras do GT, ressalta a importância do treinamento para evitar contaminações. “Com o treinamento esperamos que os ACS consigam reconhecer os riscos associados ao uso inadequado de agrotóxicos e possam orientar corretamente a população rural”, afirma.

Também coordenando o GT Agrotóxicos, Cinthia Santos, do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest) da FVS-RCP, destaca que o treinamento fortalece a prevenção a riscos associados aos compostos químicos. “É essencial esse trabalho de educação em saúde para evitar os riscos associados à exposição aguda e crônica e agrotóxicos, até porque observa-se de forma geral o uso desses produtos químicos”, acrescenta Cinthia.

Agrotóxicos

São produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos e ervas daninhas sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação tanto no ambiente rural quanto urbano.

GT Agrotóxicos

O GT Agrotóxicos é coordenado pela FVS-RCP e é formado por composto por diferentes instituições e áreas técnicas, incluindo, entre outros órgãos, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Saúde, em Manaus (Semsa), além do Sistema Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam),  Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF).

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Atividade ocorreu na comunidade Novo Remanso.