Saúde apresenta Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Amazonas como experiência exitosa no SUS em evento nacional
Última atualização: 19 de Maio de 2023 - 19:00

Estados brasileiros realizam a troca de experiências entre as secretarias de saúde no intuito de ampliar as coberturas vacinais no país

O Amazonas participa, até esta sexta-feira (19/05), da Mostra de Experiências Exitosas no Serviço Único de Saúde (SUS), em Brasília, apresentando o Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Estado, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM).

O evento é voltado a iniciativas destinadas à recuperação de coberturas vacinais e é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Por meio da iniciativa nacional, os estados brasileiros realizam a troca de experiências entre as secretarias de saúde no intuito de ampliar as coberturas vacinais no país.

O tema apresentado pela FVS-RCP aborda a logística de armazenamento para os imunizantes de combate à Covid-19 com o Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Amazonas, que conta com a estrutura pioneira para armazenar mais de 10 milhões de vacinas. Além disso, também foi exposto como o Estado supera os desafios logísticos para a distribuição dos imunizantes.

“Levar essa experiência para o conhecimento das demais secretarias de saúde do país é oportunidade ímpar de mostrar as estratégias que utilizamos já que fatores, como a nossa geografia, demandam grande esforço das instituições de saúde do Amazonas", pontuou o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, que acompanhou o evento in loco na Reunião da Câmara Técnica de Epidemiologia.

A enfermeira Cleia Martins, do Programa Nacional de Imunização (PNI), na FVS-RCP, que apresentou a experiência da imunização no Amazonas, destaca a importância do Centro de Imunobiológicos para o Amazonas. “A partir do Centro de Imunobiológicos, o Estado passou a lidar com a grande demanda de vacinas de combate à Covid-19. Ao passar a comportar todos os imunobiológicos, a capacidade do espaço triplicou”, disse.

FOTOS:  Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Mostra Nacional conta com iniciativas de todo o país.