Experiência de controle de infecção nos serviços de saúde é tema de webinário realizado nesta segunda-feira
Última atualização: 22 de Maio de 2023 - 15:52

Iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Controle de Infecção

Em continuidade à programação relacionada ao controle de infecções, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM), compartilha, nesta segunda-feira (22/05), experiências bem-sucedidas no controle de infecção nos serviços de saúde do Estado durante um webinário.

Com o tema “Desafios do Controlador de Infecção ao Longo do Tempo”, o webinário é promovido pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da FVS-RCP. As experiências são compartilhadas com profissionais das unidades de serviços de saúde do Amazonas que possuem Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Para a coordenadora do Ceciss, Evelyn Campelo, o compartilhamento entre os profissionais de saúde enfatiza as oportunidades e desafios do controle de infecções ao longo dos anos no Estado. "São diversas experiências que foram aplicadas nos serviços de saúde, além dos desafios enfrentados diariamente para o controle das infecções", destaca Evelyn.

Programação

A programação relacionada ao controle de infecções da FVS-RCP neste mês iniciou no dia 8 de maio com a realização de webinário sobre a implantação da estratégia de higienização das mãos em unidades de saúde.

No dia 30 de maio, ocorre o lançamento do curso de Ensino a Distância (EaD) de Formação de Controlador de Infecções, o primeiro do Brasil disponibilizado de forma gratuita em plataforma estadual. E também no mês de maio, a Ceciss lança o Plano Estadual de Prevenção e Controle de Infecções relacionadas à assistência à saúde.

Prevenção

A principal medida preventiva no controle de infecções em serviços de saúde é a higiene de mãos. Além disso, acrescenta-se a implementação de boas práticas dos profissionais de saúde na assistência prestada aos pacientes.

FOTOS: Mauricio Neto/FVS-RCP

Legenda: A principal medida preventiva no controle de infecções em serviços de saúde é a higiene de mãos.