NOTÍCIAS

Diretrizes para aquisição e transporte de medicamentos é destaque em semana voltada à Vigilância Sanitária em Manaus
Última atualização: 30 de Maio de 2023 - 13:00

Evento reúne representantes de comércio e serviços

 

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta terça-feira (30/05), da Semana do Regulado da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), evento idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento ocorre no auditório Wilson Alecrim da Universidade Nilton Lins, zona centro-sul de Manaus.

Na programação, que segue até sexta-feira (02/06), a fundação foi representada pelo fiscal sanitário Rednaj Mota, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP. Em palestra, o fiscal abordou sobre o impacto da nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 430/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre transporte e distribuição de medicamentos no estado do Amazonas.

A nova resolução mantém a permissão da aquisição de medicamentos a partir de empresas distribuidoras, que não sejam as detentoras do registro, No entanto, é imprescindível que seja garantida a rastreabilidade da carga por meio do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).

Rednaj pontua sobre a importância da atualização dos profissionais nos novos parâmetros normativos. “O conhecimento dessa atualização é benéfico no sentido de que os profissionais que lidam com essa realidade podem desempenhar a função respaldados e consequentemente servindo melhor a população do nosso estado”, disse.

Evento

A Semana é uma iniciativa da Semsa, que coloca os profissionais da Vigilância Sanitária em diálogo direto com o público regulado, ou seja, os representantes de vários segmentos do comércio e de serviços em Manaus, para realizar orientações e esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a reforçar a saúde e bem-estar da população.

 

FOTO:  Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Evento segue até sexta-feira (02/06)