Atuação interdisciplinar no cuidado destinado à pessoa com tuberculose é destaque em seminário nesta quarta-feira
Última atualização: 31 de Maio de 2023 - 20:04

Evento ocorre com a participação de sete instituições

A importância do trabalho interdisciplinar centrado na pessoa com tuberculose é a temática de destaque do 1° Seminário Multiprofissional em Saúde realizado, nesta nesta quarta-feira (31/05), no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na zona sul de Manaus.

O evento é uma iniciativa do Comitê de Controle da Tuberculose no Amazonas e a organização é dividida com instituições de saúde do Estado e de Manaus, como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM).

Também fazem parte do evento o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

A ação tem como objetivo intensificar, aos profissionais de saúde, a importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar na proteção social e prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente com tuberculose.

O público das palestras e instruções que foram realizadas no evento são profissionais da saúde que lidam com pessoas com tuberculose e também nos diagnósticos, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, pontua que o evento é uma oportunidade de qualificação. “As estratégias de tratamento da doença devem ser desenvolvidas por equipes multiprofissionais. Então essa qualificação conjunta atende esses parâmetros para que, assim, possam servir da melhor forma as pessoas doentes e a população em geral”, disse.

Para a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), Lara Bezerra, a iniciativa é também um momento para troca de experiências e buscar por soluções dos desafios dos profissionais que lidam com a realidade da pessoa com tuberculose.

“Envolver diversos atores que estão atuando no cuidado centrado as pessoas com tuberculose é uma oportunidade para mostrar os desafios enfrentados por cada categoria de profissionais e, assim, apresentar soluções que tenham êxito na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença”, destaca Lara.

Euclides Souza, coordenador do comitê de controle da tuberculose no estado, destaca que a participação de diversas instituições na organização do evento destaca a importância do engajamento das gestões no enfrentamento à tuberculose no Estado.

“O comitê está realizando o evento em parceria com essas instituições, porque queremos contribuir de forma positiva no enfrentamento da tuberculose no Estado” afirmou Euclides.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Na FVS-RCP, o controle da doença é realizado de forma integrada composta, principalmente, pelo PECT-AM e pelo Lacen-AM.

FOTOS:  Lucas Macedo/FVS-RCP

Legenda: Evento ocorre de forma integrada entre instituições de saúde.