Parintins 2023: Hotsite reúne ações da Vigilância em Saúde do Amazonas nas ações pré, durante e pós-festival dos bumbás
Última atualização: 28 de Junho de 2023 - 17:03

Iniciativa atende necessidade de sustentabilidade e redução de impressos

Os participantes do 56º Festival Folclórico de Parintins contam uma alternativa virtual para receber as orientações de educação em saúde durante o evento dos bois-bumbás: um hotsite com ações de prevenção a doenças pensadas especificamente para os torcedores do Caprichoso, do Garantido ou ainda dos Garanchosos, aqueles que ainda não se decidiram por uma das agremiações.

A página está disponível em www.fvs.am.gov.br/parintins e é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a iniciativa visa ser uma alternativa aos tradicionais materiais impressos, atendendo ao pilar da sustentabilidade do festival.

Além disso, trata-se de um espaço que contém uma página, priorizando a redução do consumo de dados móveis de internet. “Reduzimos nossa quantidade de material impresso e estamos trazendo essa alternativa para que tenhamos as orientações de vigilância em saúde na palma da mão, já que pode ser acessada no celular. É uma página produzida para ser acessada de forma prática e com consumo baixo de dados”, destaca Tatyana.

As orientações estão relacionadas às ações que estão sendo realizadas pela vigilância em saúde principalmente durante a festa, como prevenção a HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e hepatites virais, incluindo orientações sobre prevenção combinada e onde procurar por testagens rápidas para essas infecções. Também há orientações sobre para onde denunciar violência sexual contra crianças e adolescentes.

Monitoramento e prevenção

Também na página estão disponíveis ações que estão sendo realizadas pela fundação, como as ações de resposta rápida em unidades de saúde com vigilância epidemiológica, controle de infecção e informações estratégicas e o Boletim Diário de Monitoramento da festa. Serão quatro boletins, sendo para a festa dos visitantes, no dia 29 de junho, e os três dias de festa: 30 de junho, 1º e 2 de julho. Todos os materiais jornalísticos produzidos relacionados à festa também estarão no hotsite.

Tecnologia e comunicação em saúde

O hotsite da FVS-RCP para o 56º Festival Folclórico de Parintins foi pensado pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) em conjunto com a Assessoria de Informática (AINFO) da FVS-RCP.

“O espaço virtual é também destinado à educação em saúde em uma geração altamente conectada à internet. Então, nos apossamos desse ambiente para as práticas de ações educativas em saúde que alertem sobre a importância de se manter saudável mesmo em grandes eventos de massa”, destaca Maíra Pessoa, assessora de Comunicação da FVS-RCP.

A parte do design do produto foi realizada pelo designer na Ascom da FVS-RCP, Eduardo Prado. "Por se tratar de um evento de massa, o festival implicou uma série de desafios para o desenvolvimento do produto. Pensamos na construção de um layout clean e otimizado, divulgando informações de acordo com as ações exercidas pela FVS no evento", disse.

Hélio Oliveira, assessor de informática da FVS-RCP, destaca que o site foi construído com estrutura de navegação simples e intuitiva com layout de rolagem vertical.

“Isso facilita a navegação em dispositivos móveis e torna a experiência do usuário mais fluida, mesmo em condições de baixa conectividade. Os usuários podem percorrer o conteúdo sem precisar aguardar o carregamento de muitas páginas, tornando a interação rápida e agradável”, afirma Hélio.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP, Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Hotsite busca orientar sobre Educação em Saúde e contribuir para reduzir a impressão de material educativo.